Um investimento de R$ 124 milhões que vai viabilizar a implantação de u a indústria para processar a produção de milho em Guarapuava já esta assegurado. O protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Cooperativa Agrária foi assinado pelo governador Beto Richa com o diretor-presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl e com o superintendente da Agrária, Adam Stmmer. Os secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, da Fazenda Luiz Carlos Hauly, da Indústria e Comércio, Ricardo Barros avalizaram o acordo. A solenidade na Centro Cultiral Mathias Leh, na manhã de hoje quarta-feira (19) contou também com a presença dos deputados Cesar Filho, Artagão Junior e Bernardo Ribas Carli.
Os recursos serão viabilizados pelo programa estadual Paraná Competitivo e a Agrária é a primeira cooperativa de grãos e no interior do Estado a ser contemplada por essa política. De acordo com o governador Beto Richa, o Paraná Competitivo é aberto a empreendimentos de fora e também incentiva os empreendimentos já existentes, como é o caso da Agrária.
O novo investimento em Guarapuava produzirá uma volume aproximado de 180 mil toneladas por ano, gerando em torno de 65 empregos diretos e outros 400 indiretos. A nova fábrica, que será instalada em Guarapuava e deverá começar a operar em 2013, oferecerá ao mercado produtos como grits e flakes (para indústria alimentícia), germe e película (para rações animais), além de fubá e creme de milho.
]Tradicional na cultura que agora pretende industrializar, a Agrária registrou, em 2009/2010, área de 30,6 mil hectares de milho, com produtividade média de 11,1 mil kg/hectare e produção de 385,8 mil toneladas. Outros produtos agrícolas cultivados pelos cooperados são soja, trigo e cevada.
A COOPERATIVA
Fundada há 60 anos por imigrantes suábios do Danúbio (origem alemã), a Cooperativa conta com 550 associados, 1200 funcionários e três unidades de armazenagem que, juntas, somam cerca de 670 mil toneladas. Atualmente, possui quatro indústrias: maltaria, fábrica de rações, moinho de trigo e indústria de esmagamento de soja.
Também fazem parte da Cooperativa a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, a Fundação Semmelweis (hospital) e o Colégio Imperatriz (ensinos fundamental e médio).
OUTRO ANÚNCIO
Às 14h30, no Paço Municipal de Guarapuava, Beto Rciha e Cezar Silvestri autorizam a licitação de obras no valor de R$ 7.046.381,93. Os recursos, provenientes de financiamento da Sedu/Paranacidade, serão utilizados para obras de pavimentação e alargamento de ruas, recapeamento asfáltico, construção de ciclovias e urbanização de avenidas de Guarapuava, num total superior a 66 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica.
Além da assinatura do financiamento para obras de infraestrutura urbana, o governador vai anunciar a pavimentação de todas as ruas do Residencial 2000. Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores, e as melhorias só serão possíveis graças a uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Cohapar, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Guarapuava.