22/08/2023
Agronegócio

Agrária Farinhas recebe certificação FSSC 22000

imagem-83511

Da Redação, com assessoria

Melhoria contínua em qualidade e investimento constante para a produção de alimentos cada vez mais seguros são características marcantes da Agrária Farinhas. Depois de se tornar o primeiro moinho da América Latina certificado na ISO 22000, em 2007, a indústria acaba de receber o selo de qualidade atestado pelo FSSC 22000 – Food Safety Management System. 

A nova certificação atesta que o moinho Agrária possui um sistema de gestão mais confiável no que ser refere à contaminação dos produtos. O coordenador industrial da Agrária Farinhas, Rudolf Gerber, destaca que os controles e procedimentos extras requeridos pela norma evitam contaminações cruzadas e até mesmo intencionais garantindo, assim, a qualidade e sanidade da produção. "O consumidor é cada vez mais exigente, a legislação brasileira de produção de alimentos mais ativa e as indústrias se preocupam em oferecer alimentos seguros. A Agrária tem esta consciência e, assim, atua como fornecedor de referência de farinha. Seguimos os padrões mundiais de controle na segurança do alimento", ressalta. 

Baseadas nesse robusto sistema de gestão de segurança alimentar, ações desenvolvidas pela área de qualidade assegurada da Agrária Farinhas e coordenadas pelas analistas Hayana Sanquetta e Jessia de Mello implementaram melhorias e prepararam todo o time Agrária para alcançar um novo nível de responsabilidades de segurança e defesa de alimentos. Este conjunto promove a confiança na qualidade e sanidade das farinhas Agrária, deixando claro o atendimento das necessidades de clientes, consumidores e requisitos regulamentares. 

Além de maior rigor em relação ao controle de boas práticas de fabricação e controle de pragas, o moinho de trigo passou a contar com relacionadas à biovigilancia e bioterrorismo, como controle de acesso e monitoramento das linhas de processo por câmeras, e implementação de política para vidros e acrílicos e política de alergênicos, e também a criação de uma equipe multidisciplinar de food defense que apoia a gestão dessas atividades e, com conhecimento em diferentes áreas como segurança patrimonial, tecnologia da informação, toma ações de correção e prevenção. "O principal fator do nosso trabalho é pensar nos clientes. Isso faz com que cada vez o moinho busque estar sempre à frente em todos os requisitos e certificações", assegura Hayana. "Procuramos estar atualizados no que há de melhor em requisitos. Esse é um dever nosso, das analistas de qualidade, sempre estar procurando coisas novas que podemos implantar em nosso moinho", ressalta Jessia. "O sistema de certificação é um padrão, por meio dele conseguimos falar uma linguagem universal, que facilita as diversas relações com os clientes", completa. 

Além disso, como este esquema de certificação é reconhecido pelo GFSI – Global Food Safety Iniciative, a Agrária Farinhas tem acesso a uma plataforma internacional de intercâmbio de experiências acerca de melhores práticas e informação de gestão de segurança de alimentos. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo