22/08/2023
Economia

Agrária inaugura cervejaria experimental

imagem-88223

Da redação, com assessoria

Estrutura inovadora no Brasil, a cervejaria experimental da Agrária Malte, voltada ao teste e aperfeiçoamento da produção da Cooperativa e seus clientes, foi oficialmente declarada em operação durante cerimônia realizada no último domingo (16), em Guarapuava. O evento contou com a presença da diretora da parceira Weyermann®, de membros da diretoria, conselhos, cooperados, colaboradores e clientes da Agrária, bem como de distribuidores comerciais e de profissionais de publicações especializadas.

A Agrária é a única maltaria comercial brasileira a contar com a completa cadeia produtiva: desde a pesquisa de variedades, realizada pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), a assistência técnica especializada, a produção esmerada de cooperados em quantidade e qualidade, até a produção do malte pilsen. A partir de agora, a cooperativa ganha um elo a mais, no que se refere ao teste de receitas, maltes e demais insumos e tecnologias, a fim de auxiliar principalmente clientes a aperfeiçoar cada vez mais seus produtos.

A cervejaria experimental da Agrária Malte foi concebida em parceria com a empresa Weyermann®, cujo diretor administrativo, Thomas Kraus-Weyermann, abriu os discursos da cerimônia e destacou o pioneirismo da maltaria. “Surgirão diversas novas receitas a partir da cervejaria experimental, que impulsionará ainda mais o nicho das cervejas especiais no Brasil. Estamos muito contentes e agradecemos à Agrária pelo convite de participar deste momento importante. Mesmo distantes 10 mil quilômetros, esta parceria é, desta forma, fomentada e fortalecida”, comentou.

Segundo o diretor presidente da Agrária, a unidade experimental era uma demanda da própria maltaria. “A nossa parceira Weyermann® nos apoiou nesta empreitada. O primeiro objetivo é trazer maltes especiais e maltes melhorados ao mercado. Temos também o objetivo de atendimento e treinamento de clientes, enquanto testamos o nosso próprio malte”, esclareceu Karl. A própria pesquisa da FAPA é otimizada pela cervejaria, uma vez que os potenciais de novas variedades de cevada podem ser determinados de maneira mais rápida, frisou o presidente.

Diversos clientes já demonstraram interesse em utilizar a cervejaria experimental, conforme observou o proprietário da Arte Brew, Afonso Landini, revendedor da Agrária Malte em São Paulo. “Há muita demanda. Todos os clientes com os quais conversei querem vir conhecer. Era o que o Brasil estava precisando e penso que haverá uma revolução grande com a iniciativa da Agrária”, analisou.

A opinião é partilhada pelo proprietário da Master Brau, Dorval Campos, que atende cervejeiros de Santa Catarina, segundo o qual a unidade experimental favorecerá o mercado como um todo. “Os clientes sempre procuraram alternativas e querem saber o que se pode fazer com determinado tipo de malte. A cervejaria experimental abre um leque maior de receitas, especialmente voltado para o mercado brasileiro”, avaliou. 

Siedler Bier

A primeira produção da nova instalação foi de uma cerveja própria, comemorativa e alusiva à história de Entre Rios: a Siedler Bier. O mestre cervejeiro da Agrária, Alexander Schwarz, explicou que a receita, de sua autoria, foi baseada em diversos dados e acontecimentos históricos relacionados aos Suábios do Danúbio, que colonizaram Entre Rios a partir de 1951 e fundaram a Cooperativa Agrária. “Reunimos diversos aspectos da história. O estilo Altbier expressa a tradicionalidade, enquanto a tonalidade avermelhada remete à religiosidade e à festividade do povo suábio. Já a água utilizada possui exatamente as mesmas características químicas do Rio Danúbio. A cerveja possui 51 unidades de amargor (IBUs), em referência ao ano de colonização de Entre Rios (1951), assim como há sete tipos de malte, em alusão ao número de transportes de navios que trouxeram as 500 famílias ao Brasil”, detalhou.

A Siedler Bier possui ainda dois tipos de lúpulos originários da região do estado de Baden Württemberg, no Sul da Alemanha, local de origem dos Suábios. A ligação agrícola é representada pela utilização de malte de cevada e de trigo. Por fim, os 15 platos de extrato primitivo equivalem aos 15 hectares destinados a cada casal de suábios nos primórdios de Entre Rios.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.