A Cooperativa Agrária Agroindustrial, localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, foi destaque na edição online da Forbes, revista estadunidense de negócios e economia que é mundialmente conhecida. Uma lista produzida pela publicação mostra a empresa guarapuavana entre as 50 melhores companhias do agronegócio do Brasil. Em 2017, a receita bruta da Agrária estava na casa dos R$ 2,85 bilhões, somando 1.500 funcionários.
Segundo a publicação, a associação de produtores de Guarapuava fornece, atualmente, quase um terço do malte das cervejas de todo o Brasil. De acordo com o diretor-presidente da Agrária, Jorge Karl, atualmente a cooperativa conta com 650 produtores participantes. Em Entre Rios estão as plantações dos cooperados, além das três unidades de processamento de grãos e o sistema de armazenamento da Agrária, de 1,26 milhão de toneladas de cereais.
Karl falou, também, sobre a Agrária ser uma das principais fornecedoras de malte para a indústria cervejeira nacional, atendendo aproximadamente 30% do mercado. São produzidas 350 mil toneladas por ano de maltes Pilsen, Vienna, Munique e Pale Ale por meio da subsidiária Agrária Malte.
OUTRAS PRODUÇÕES
A lista da Forbes falou, ainda, sobre a produção de farinhas de trigo industriais para atender a indústria de biscoitos, massas e pães, com uma produção total de 120 toneladas em 2017. “Temos marca no varejo, mas com pouco alcance”, afirma Karl, a respeito das marcas Especialíssima e Bom Prato.
Nutrição animal também foi um dos assuntos abordados por Karl à Forbes. Atualmente, há a produção de cerca de 150 formulações de rações fareladas, que são repassadas aos cooperados. A empresa possui uma estrutura de representantes comerciais para a venda de produtos do ramo às cidades próximas da cooperativa.
DESTAQUE INTERNACIONAL
A Forbes destacou, também, que no fim do ano passado, a Agrária adquiriu 80% do controle acionário da corretora de grãos uruguaia Rewir, com atuação nos mercados da América Latina. O objetivo da negociação, que não teve os valores revelados, é facilitar a entrada dos produtos da Agrária nos mercados internacionais. Um desses produtos, que já faz parte de sua pauta de exportação, é o farelo de soja – que também atende o mercado interno como insumo para a produção de nutrição animal e de óleo de soja degomado.
Sobre todas as linhas de produção, Karl explicou que os produtores adquirem 100% dos insumos e vendem 100% da produção à Agrária. Foi criada uma fundação de pesquisa para desenvolver novas soluções para a cadeia produtiva das principais culturas envolvidas.
Todo conhecimento gerado na fundação é repassado ao cooperado pelos assistentes técnicos.
AGRÁRIA
A Agrária foi fundada por imigrantes suábios – um povo de origem alemã que, desde o século 18, havia se estabelecido ao longo do Leste Europeu em países como a ex-Iugoslávia, Romênia e Hungria. Os suábios chegaram à Áustria em 1944 e, em 1951, fixaram-se no Sul do Paraná, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava.