Guarapuava – A Agrária promoverá para seus cooperados, nesta quinta-feira, 25, um dia de campo regionalizado diferente: em vez de apresentar lavouras nas regiões do centro-sul e do centro-oeste do Estado (onde está a maior parte da área de atuação da Cooperativa), o evento vai mostrar o comportamento das culturas de soja e milho em Roncador (região central do PR). Para a maioria dos cooperados, a agricultura naquela área é novidade, já que o local apresenta outras características de solo e clima.
É uma região completamente diferente da nossa, comentou o coordenador do departamento de Assistência Técnica, Arival Cramer.
Nós temos todo o nosso trabalho focado aqui, em Candói, Pinhão, Entre Rios e Guarapuava, complementou.
Mas atualmente, recordou ele, alguns cooperados já desenvolvem agricultura na região central, o que torna necessário estudar o local e levantar informações sobre as melhores formas de se determinar fatores como época de plantio, cultivares e manejo de pragas e doenças, entre outros. Considerando que o local, por enquanto, é um vazio de informação (de pesquisa), Arival Cramer mencionou que a intenção é mostrar uma realidade que está dando certo. Apesar da época registrar outros eventos importantes, como o Show Rural da Coopavel (realizado de 8 a 12 de fevereiro) ou o próprio Dia de Campo de Verão 2010 da Agrária (previsto para os dias 9 e 10 de março), até agora, na avaliação do coordenador, o interesse vem superando as expectativas. Já temos 20 inscritos (que irão com o ônibus da Cooperativa), além das pessoas que disseram que vão de carro, acrescentou.
À frente de um grupo de 47 cooperados que tem entre seus componentes agricultores que já produzem na região de Roncador, Juares Roque Perin contou que pesquisadores da FAPA sugeriram a ideia de se implantar faixas naquela região para a avalição de resultados em soja e milho. É de fundamental importância mostrar estes resultados, não só para o grupo, mas para os demais, que possuem áreas em regiões quentes, opinou. Perin detalhou que, além de poder verificar o aspecto visual da lavoura, os participantes também conhecerão, no campo, o que estas cultivares e híbridos produzirem nesta safra.
Fonte:site da Agrária