Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Para disseminar e reforçar informações técnicas aos cooperados, a Agrária promove no dia 19 de fevereiro, o Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água 2015. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta (12). A expectativa é reunir cerca de 40 pick-ups, com dois a quatro integrantes, cada.
As inscrições podem ser feitas na assistência técnica da Agrária, com Rosicléia, por meio da doação de 10 quilos de alimentos não perecíveis. A participação é exclusiva para cooperados da Agrária e as vagas são limitadas.
De acordo com o coordenador da assistência técnica da Agrária, Leandro Bren, o rally de regularidade, que premiará com troféus as duas equipes mais bem colocadas, é uma forma lúdica encontrada pela Cooperativa para discutir e reavivar importantes informações relativas à conservação da água e do solo. “Os competidores terão de realizar pequenas provas ao longo do trajeto, voltadas a questões de grande importância para a preservação do meio ambiente”.
A largada para o percurso de aproximadamente 100 quilômetros está prevista para as 7h45 da manhã, do dia 19, em frente ao prédio administrativo da Agrária. O trajeto incluirá dificuldades, como travessia de córregos, riachos e estradas rurais de difícil acesso, englobando os municípios de Guarapuava, Pinhão e Candói.
As provas exigirão dos participantes conhecimento para solução de atividades sobre: coleta de amostras de solo, reforçando a importância das análises para tomada de decisão sobre adubação; manejo e distribuição do plantio, a fim de evitar erosões; bem como o debate sobre o próprio plantio direto, consagrado há décadas pelos produtores da região. “Além da aventura em si, o objetivo é enfatizar a consciência ambiental, para demonstrar tudo o que já fazemos bem feito, e expor o que ainda podemos melhorar”.
Após a prova, os participantes estão convidados para um jantar de confraternização no Parque Recreativo da Colônia Jordãozinho, local da entrega dos troféus às duas equipes mais bem classificadas.
O evento é realizado pela Cooperativa Agrária, por meio da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), juntamente com as empresas Adama, MacPonta, Sementes Agroceres e Sindicato Rural de Guarapuava.