22/08/2023



Brasil Política

Agressor de violência doméstica terá que ressarcir o SUS

Lei foi publicada nesta quarta (19) no Diário Oficial da União. Agressor de violência doméstica não poderá usar bens da vítima para pagar os custos

violencia_contra_mulher-13-cover

O agressor de violência doméstica terá que ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS) (Foto: Divulgação)

O agressor de violência doméstica terá que ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS), pagando os custos médicos e hospitalares de atendimento à vítima agredida. Conforme a Agência Brasil, a Lei nº 11.340, que estabelece a responsabilização foi publicada nesta quarta (18) no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, “aquele que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial a mulher fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive ao Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Os recursos arrecadados vão para o Fundo de Saúde do ente federado, responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços de atendimento à vítima de violência doméstica. Conforme o documento, nos casos como os de uso do abrigo pelas vítimas e de dispositivos de monitoramento, os custos serão também ressarcidos pelo agressor.

Além disso, a portaria prevê também que os bens da vítima de violência doméstica não podem ser usados pelo autor da agressão para o pagamento dos custos. E ainda nem como atenuante de pena ou comutação, de restrição de liberdade para pecuniária. De acordo com o projeto Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha (IMP), a cada 7,2 segundos uma mulher sofre agressão física no Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo