Mulheres estão colocando a mão na massa em Guarapuava. São produtoras rurais que participam do curso de qualificação em panificação, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Prefeitura e o Sindicato Rural. As participantes receberam equipamentos de panificação entregue pela Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo om o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, equipamentos de panificação foram cedidos para proporcionar o aumento da produção no campo.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, as mulheres estão aprendendo os segredos para a confecção de panetone, cuca alemã, esfirra, pizza integral, além de pães: doce, de mandioca, de alho com ervas, entre outros sabores. “Alimentos coloniais são muito apreciados e pouco encontrados em mercados, por isso as capacitações ajudam a diversificar a produção, o que traz benefícios para produtores, consumidores e para o município”.
A produção das agricultoras deverá ser inserida na merenda escolar municipal e que também serão comercializados na Feira do Produtor que será implantada em Guarapuava. “Estamos organizando e qualificando os produtores para os projetos futuros” . A produtora Amélia dos Santos Ferreira, 49 anos, sempre participa de cursos e pretende se aperfeiçoar cada vez mais. “Assim eu consigo aprender coisas novas e conseguir uma renda extra com a venda dos produtos”, diz a moradora do Assentamento Bananas, que planta soja e hortaliças.
Foto: O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, o secretário Itacir Vezzaro e participantes do curso (ACS)