A partir de agora os produtores da agricultura familiar de Pinhão podem ter acesso ao Programa Municipal de Correção de Solo. Conforme a Assessoria de Comunicação Municipal, o objetivo do programa é proporcionar o aumento da produtividade nas propriedades.
Só este ano serão gastos cerca de R$ 280 mil com recursos próprios da Prefeitura para aquisição de calcário. Também vai ser subsidiado 50% das análises de solo e o calcário será entregue na propriedade dos beneficiários. Além disso, os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária já estão a campo visitando as propriedades, coletando as amostras de solo e auxiliando os agricultores no planejamento das lavouras.
Estima-se que em 2022 vai ser possível atender aproximadamente 250 produtores, contribuindo, assim, para a viabilização econômica dos pequenos agricultores pinhãoenses. O secretário da Agricultura, Albino, enfatizou a importância de regulamentar o Programa.
Para que possamos buscar o desenvolvimento econômico de Pinhão, é necessário a construção de políticas públicas que sejam efetivas e tenham continuidade. O setor agropecuário é o maior gerador de emprego, renda e qualidade de vida para nossos munícipes.
Por fim, conforme a Prefeitura, em um primeiro momento o Programa ocorre por meio de Decreto, mas após a execução seguirá para regulamentação de Lei Municipal.
Leia outras notícias no Portal RSN.