Da Redação, com assessoria – Edição Bárbara Franco
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a diferença entre a renda mensal do trabalhador urbano e o rural diminuiu nos últimos 12 anos no Paraná. Em 2001, o valor chegava a ser 100% mais alto para o meio urbano. Já, em 2013, o índice caiu para 62%. Em Guarapuava, o aumento de renda é uma realidade e os agricultores familiares destacam que os programas da Secretaria Municipal de Agricultura são fundamentais para isso.
Lançado nos primeiros meses da atual administração, o Programa Vida Rural age em diversas frentes de trabalho, auxiliando na assistência técnica e na diversificação da produção. Na Feira do Produtor, Otilia Valoski comercializa legumes e verduras sem intermediários, ampliando o lucro. “Antes não tínhamos espaço para vender nossos produtos, agora temos essa garantia. É uma oportunidade de aumentar nossa renda consideravelmente”, conta a moradora do Morro Grande, no Distrito do Guairacá.
Outra ação que ajudou o produtor a otimizar seu tempo de trabalho dentro da propriedade foi a aquisição de equipamentos para produção de feno. "O produto, às vezes, era perdido e comprometia a alimentação do gado leiteiro, agora pode ser colhido e estocado", afirma Maria Eli da Silva, 48 anos. “Nós perdíamos semanas nesse trabalho de colher o feno e cansava muito. Agora tudo mudou, enfardamos mais de 100 bolas de feno em um dia. Estamos vivendo um momento muito bom, pois a prefeitura está sempre presente no campo com projetos e investimentos”, avalia.
O prefeito Cesar Silvestri Filho aponta que o principal objetivo é garantir qualidade de vida ao homem do campo, ampliando a renda familiar e evitando o êxodo rural. “Os projetos visam garantir que os agricultores familiares tenham boas condições para continuar no meio rural, fornecendo bons produtos para a cidade”, explica. O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, aponta outras ações desenvolvidas pelo programa Vida Rural. "A construção e entrega de casas rurais, regularização fundiária, distribuição de calcário e o repasse de produtos para a merenda escolar municipal e estadual", enumera.