22/08/2023


Agronegócio

Agricultura de precisão será discutida em Guarapuava nesta sexta

imagem-79997

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está promovendo seminários sobre Agricultura de Precisão em várias cidades do Paraná.

Em Guarapuava, o seminário acontece nesta sexta (10), das 9h às 12h, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, 58, bairro Trianon).

O seminário será coordenado pelo professor José Paulo Molin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas – Área de Mecânica e Máquinas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

O evento vai abordar conceituação e contextualização da Agricultura de Precisão (AP); ferramentas envolvidas: GNSS, sensores, técnicas de amostragem, sistemas de informações geográfica, máquinas e equipamentos; gestão das lavouras e o desafio de entender e tirar proveito da sua variabilidade espacial e temporal; técnicas e perspectivas para o futuro.

“O intuito do Senar ao oferecer os seminários de agricultura de precisão (AP) é levar, aos produtores, profissionais, estudantes e interessados no assunto, informações mais concretas sobre essa ferramenta. A Agricultura de Precisão chegou ao Brasil de uma forma repentina e muitos produtores confiaram em alguns consultores que acabaram usando a técnica de uma forma errada. Por isso, é preciso que haja um maior treinamento de pessoal capacitado e que o produtor esteja informado para aplicar de forma correta a AP e, de fato, ganhe na produtividade”, explica o engenheiro florestal e técnico do Senar, Néder Maciel Corso.

O seminário é gratuito, aberto a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição antecipada. Outras informações pelo telefone (42) 3623-1115 ou 3626-4789.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo