22/08/2023
Agronegócio

Agricultura estimula produção de caprinos no Paraná

imagem-24771

A Secretaria de Agricultura entrega nesta quinta-feira (7) a primeira remessa de animais nascidos no Centro de Reprodução Municipal de Caprinos de Virmond, a 100 quilômetros de Guarapuava. A ação é parte do programa de incentivo à caprinocultura e ovinocultura no Paraná da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em parceria com o Iapar, Emater e prefeituras municipais. A Associação de Produtores Caprivir vai receber 15 matrizes e seis reprodutores de caprinos e será responsável por multiplicar os animais para posterior repasse aos criadores.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a  Secretaria da Agricultura também está implantando o Programa de Inseminação Artificial de Caprinos, outra ferramenta importante no fomento à atividade. O objetivo é estruturar as cadeias produtivas, para tornar os produtores mais competitivos e atender as exigências de mercado, como a produção de carnes de animais mais jovens.
O foco é apoiar o melhoramento genético, a produção sustentável e a adequação no manejo reprodutivo e de alimentação. O programa inclui também o planejamento sanitário, a oferta de matrizes comerciais, infraestrutura de abate animal e questões relacionadas à comercialização. A parceria entre Seab e Emater auxilia as associações de produtores na adequação da atividade ao segmento comercial, em aspectos como marketing das carnes e capacitação dos agentes envolvidos nos diversos segmentos econômicos.
O programa permitiu a abertura de uma linha de produção de cordeiros na Cooperativa Castrolanda, que está colocando produtos no mercado. E também a constituição da Cooperativa dos Criadores de Ovinos e Caprinos da região de Londrina, com a marca Cordeiro Capanna; da Cooperaliança, em Guarapuava e mais cooperativas de produtores em Cascavel e Pato Branco.

REBANHO

O Paraná tem hoje o oitavo maior rebanho nacional de caprinos, com 124 mil cabeças, e o sexto rebanho de ovinos, com 484.948 cabeças. Segundo o zootecnista José Antonio Baena, responsável pelo programa na Seab, as atividades da caprinocultura e ovinocultura em algumas regiões no Estado ainda são exploradas com pouca eficiência. “A Seab está se empenhando em organizar os produtores por meio do associativismo, capacitação e auxilio em estratégias de marketing para participação em eventos gastronômicos”, explica.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.