22/08/2023
Agronegócio

Agricultura familiar produz para merenda de escolas em Guarapuava

imagem-66227

Melancia, doce de frutas, pinhão, espinafre, mandioca, pão e bolacha caseira são alguns itens produzidos por agricultores familiares de Guarapuava e que passam a enriquecer o cardápio da merenda escolar nos colégios estaduais do município. Um cadastro feito pela Municipal de Agricultura  mostra que 132 produtores estão inscritos no programa.

Para a apresentação dos valores e demandas do convênio firmado entre Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava) e a SEED (Secretaria de Estado da Educação) houve um encontro nesta segunda feira (03). São mais de R$ 655 mil em recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para compra de produtos para a merenda escolar das 30 escolas estaduais da cidade, durante 10 meses.

A assinatura do convênio deve ser realizada esta semana no Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, sendo que as primeiras entregas começam na semana seguinte, com o início das aulas da rede estadual.

De acordo com a residente da Carmug, Zenilda Araújo  essa é mais uma alternativa de renda para a agricultura familiar. “É necessário agregar renda e compensar perdas para melhoramos a vida no campo e assim os nossos jovens permaneçam produzindo”.

A agricultora  Ilda Ribeiro Camargo, 50 anos, mãe de seis filhos diz que desde 2007, Ilda produz verduras no Assentamento Rosa, no Guará. “Esses projetos são muito bons. Além de aumentarem a nossa renda, são um incentivo para que a gente consiga também manter nossos filhos no campo”.

O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, apontou o suporte técnico prestado pela Prefeitura de Guarapuava, bem como pela Emater, Adeop (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná) e outras instituições, como sendo fundamental para a melhoria da situação no campo.  “O mercado está aí. É necessário que o agricultor se prepare, planeje e produza de forma organizada. Para isso, oferecemos a assistência técnica necessária”.

Além da presença dos técnicos nas comunidades e apoio para o convênio, a Prefeitura também colabora com a logística, através de subsídio para o transporte da produção e do Centro de Distribuição de Alimentos na Vila Carli, cedido para a Carmug.  “Qualquer coisa que a gente necessite vamos até a Prefeitura, e o  prefeito Cesar Filho sempre nos recebe de portas abertas”, ressalta Zenilda. 

Com foto e informações da Secom/Prefeitura

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.