22/08/2023
Brasil Cotidiano Economia Em Alta

Agropecuária puxa queda de empregos em Guarapuava em junho

Município perdeu 472 postos formais em junho e já acumula dois meses seguidos de retração no mercado de trabalho. Somente setor de serviços teve saldo positivo

O número supera o resultado negativo de maio (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Guarapuava registrou, em junho, o pior desempenho do ano na geração de empregos formais. De acordo com os dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foram 2.132 admissões e 2.604 desligamentos no município, o que representa um saldo negativo de 472 postos de trabalho com carteira assinada.

O número supera o resultado negativo de maio, quando a cidade havia fechado 139 vagas formais, e consolida uma tendência de queda no mercado de trabalho local. Com isso, o estoque de empregos formais em Guarapuava caiu para 47.223, número inferior ao registrado nos últimos meses.

A agropecuária foi novamente o setor que mais puxou o saldo para baixo. Em junho, foram 90 contratações e 418 demissões no setor, o que resultou em 328 vagas encerradas. Na comparação com maio, a perda foi mais do que três vezes maior. Naquele mês, o setor havia fechado 92 postos.

A indústria também teve desempenho negativo: 405 admissões e 480 desligamentos, saldo de −75. O comércio perdeu 120 vagas (662 contratações e 782 desligamentos), e a construção civil teve retração de 19 postos de trabalho (191 admissões e 210 demissões).

O único setor que teve saldo positivo foi o de serviços, com a criação de 70 vagas. Foram 784 contratações e 714 desligamentos em junho.

TENDÊNCIA DE QUEDA

Com dois meses seguidos de retração, Guarapuava se afasta do crescimento que vinha sendo registrado nos primeiros meses do ano. Até maio, o município acumulava saldo positivo de 301 empregos formais. Os dados de junho, porém, indicam uma reversão desse cenário.

CENÁRIO ESTADUAL E NACIONAL

O Paraná seguiu a sequência de saldo positivo. Se em maio o estado abriu 6,8 mil novos postos, em junho o número passou para 9.377, após 162.705 admissões e 153.328 desligamentos. Atualmente, o Paraná possui 3.313.368 trabalhadores em empregos formais. O número integra o saldo positivo do cenário nacional. Em junho, o Brasil abriu 166,6 mil novas vagas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.