22/08/2023



Cotidiano Paraná

Água para combater incêndios é garantida mesmo com estiagem no PR

De maneira gratuita, a Sanepar continua abastecendo os 240 caminhões do Corpo de Bombeiros que atuam em todo o Estado

news_interna_201016_combate_a_incendio_AEN

Água para combater incêndios é garantida mesmo com estiagem no PR (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Apesar da estiagem, o Paraná está abastecido com água para combater incêndios. A Sanepar continua fornecendo gratuitamente para os 240 caminhões do Corpo de Bombeiros que atuam no Estado. Dos 12 grupamentos dos bombeiros no Estado, 11 estão em cidades-polo atendidas pela companhia. Nesses municípios, o acesso à água ocorre por meio de hidrantes instalados na própria corporação. Ou em calçadas, parques e outros locais estratégicos.

Além disso, a própria corporação que define os pontos de água. Ainda, os municípios podem solicitar à Sanepar a desativação ou instalação de equipamentos conforme a demanda. O Corpo de Bombeiros revisa as condições de funcionamento, periodicamente e encaminha à Sanepar as demandas de manutenções preventivas e corretivas.

COMO FUNCIONA

Em cada cidade, os bombeiros têm um mapa com a localização dos hidrantes. Além de uma chave especial que permite conectar a mangueira ao equipamento. De modo geral, os caminhões já saem dos quartéis abastecidos. Mas, no atendimento a uma ocorrência o mapeamento facilita a busca por água no ponto mais próximo se houver necessidade de recarga do caminhão.

Dessa maneira, os hidrantes se ligam diretamente à rede de distribuição da Sanepar para uso imediato. Assim, a logística garante o abastecimento mesmo em situações de rodízio. Isso porque, com o cadastro em mãos, os bombeiros podem carregar os caminhões em hidrantes de outras Regiões.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo