O Brasil celebrou na noite desse domingo (2) uma conquista histórica no cinema. O filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional. Dessa forma, tornou-se o primeiro longa brasileiro a conquistar a estatueta na categoria.
O momento marca a primeira vitória do Brasil no Oscar. “Ainda Estou Aqui” disputava o troféu com “A garota da agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A semente do fruto sagrado” (Alemanha) e a animação “Flow” (Letônia). A atriz Penélope Cruz foi a responsável por anunciar a vitória do filme brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
A produção narra a história real de Eunice Paiva, advogada e ativista que enfrentou a repressão política da ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1985) na busca por respostas sobre o desaparecimento do marido, o ex-deputado Rubens Paiva. Com atuações marcantes e direção sensível, o filme recebeu aclamação internacional e chegou à premiação com grande expectativa.
O Brasil havia sido indicado outras quatro vezes na categoria, mas nunca havia vencido. A conquista coloca o cinema nacional em um novo patamar e reforça a importância de narrativas que abordam questões históricas e sociais do país.
Leia outras notícias no Portal RSN.