Um dos caciques da aldeia indígena Serrinha, localizada em Pitanga, entrou em contato com a Polícia Militar (PM) na noite dessa quarta (25) relatando um conflito com indígenas da aldeia vizinha. De acordo com informações do cacique, três indígenas vieram da outra aldeia e começaram a fazer fotos do local sem nenhuma explicação ou motivo aparente.
Por esse motivo, houve desentendimento entre os indígenas e o cacique os prendeu e solicitou a presença da equipe policial. Diante disso, os policiais militares entraram em contato com a Polícia Federal (PF) por meio da delegada de plantão. A delegada orientou a equipe policial, que deveria mantê-la informada de eventuais desdobramentos. Ainda de acordo com relato policial, a delegada teria informado aos policiais militares, que a PF possui efetivo reduzido na Delegacia de Guarapuava, o que dificultaria um atendimento para a situação.
Posteriormente, o cacique informou à PM que um dos indígenas da aldeia vizinha, abordou um morador da aldeia, fora da área indígena, e o levou preso até a outra aldeia, sem motivo aparente. Os policiais repassaram todo o conflito e as novas informações para a Polícia Federal. Posteriormente, a equipe da Polícia Militar, destacou que estará disponível a todo momento para dar apoio em eventual atuação, se for solicitada.
O Portal RSN fez contato com a assessoria de comunicação da Polícia Federal. No entanto, recebeu apenas a informação que “ainda estamos apurando a situação”. Por fim, coube aos policiais prepararem o boletim de ocorrência e continuar acompanhando possíveis desdobramentos do caso.
Leia outras notícias no Portal RSN.