22/08/2023
Educação Paraná Saúde

Aldo Bona anuncia vacina para professores do ensino superior

Vacina também destina-se a funcionários administrativos das universidades e faculdades públicas e privadas, com exceção dos polos EaD

aldo-bona-3

O superintendente da SETI, Aldo Bona (Foto: Arquivo/RSN)

O retorno de várias atividades essenciais  do ensino superior paranaense está bem próximo. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nessa segunda (7) chegaram 20 mil doses da vacina produzida pela Pfizer/BioNTech. O imunizante está reservado aos professores e funcionários administrativos das universidades e faculdades públicas ou privadas.Todavia, nesse momento, não estão incluídos professores e técnicos de polos de cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

De acordo com o superintendente de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, essa definição resulta de uma reunião. Participaram o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e os reitores das universidades do Paraná. Os secretários municipais também aprovaram a medida. Conforme Bona, as doses chegarão nas Regionais de Saúde ainda nesta semana. 

As atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelas universidades paranaenses, são essenciais para o desenvolvimento do Estado. E para a retomada econômica no período pós-pandemia. A vacinação desse público é de fundamental importância e traz alívio para a comunidade acadêmica.

De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), o Paraná aplicou mais de 4 milhões de doses até a manhã desta terça (8). Destas, 2.793.678 referem-se à primeira dose e 1.232.380 para a segunda dose.

Conforme a Sesa, além do grupo considerado prioritário pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que alcança quase cinco milhões de pessoas, o Estado começou a vacinar a população em geral de forma escalonada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.