22/08/2023



Geral

Aldo Bona e Jorge Karl são homenageados com a Ordem do Pinheiro

imagem-104502

* Por Rogério Thomas, com AEN

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, e o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, recebem na próxima semana a homenagem “Ordem do Pinheiro”. A comenda, criada em 1972, é um símbolo do reconhecimento do Estado do Paraná a personalidades que contribuem para o desenvolvimento paranaense. 

De acordo com Aldo Bona, a homenagem é uma honra que deve ser dividida entre todos os reitores das universidades estaduais do Paraná. “Esta homenagem reflete a determinação e o comprometimento de todos os reitores estaduais do Paraná com o ensino superior. Todo o trabalho realizado pelas universidades está sendo reconhecido, e isto me deixa muito orgulhoso”, afirma Aldo Bona.

A solenidade de entrega da homenagem está marcada para o próximo dia 18, no Palácio Iguaçu, como parte da comemoração da emancipação política do Paraná, no dia 19 de dezembro. A Ordem do Pinheiro é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. 

Richa destacou que a Ordem do Pinheiro é uma forma de tornar público o agradecimento dos paranaenses aos serviços prestados ao Estado pelos homenageados. “Cada um dos escolhidos se destacou na sua área de atuação”, disse o governador. 

Para a escolha dos homenageados, organizações da sociedade civil fazem as indicações de pessoas. O processo passa por uma comissão do Governo do Estado, formada pela Casa Civil, Chefia de Gabinete do Governador, Casa Militar e Secretaria da Cultura. 

“É uma distinção do Estado a quem tem contribuído para o crescimento do Paraná nos mais diversos setores da sociedade”, afirma o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra. 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo