22/08/2023



Segurança

Alegando estar na preferencial, defesa de Carli Filho tenta reaver passaporte

imagem-28967

A defesa do ex-deputado Luis Fernando Ribas Carli Filho, acusado de dois homicídios dolosos, entrou com recurso para a devolução do passaporte apreendido. O pedido será julgado na próxima quinta-feira (11) ou nas sessões seguintes. Utilizando-se de um recurso denominado "agravo regimental", a defesa do ex-deputado, a cargo do advogado René Ariel Dotti, pretende que o TJPR reconsidere a decisão que determinou a apreensão do seu passaporte e devolva-lhe o documento para que possa, querendo, sair e retornar livremente do País.

Os principais argumentos da defesa:
1. Princípio constitucional da "presunção de inocência" dizendo que a causa ainda não foi julgada, e;
2. Que Carli Filho estava na via preferencial, e;
3. Critica, a defesa, a decisão rotulando-a de sem fundamento, e;
4. Que o Ministério Público e a defesa deveriam ter sido ouvidos previamente, e;
5. Que o juiz não tem poder geral de cautela no processo penal.

O advogado criminalista Elias Mattar Assad, que no processo representa a família da vítima Yared, declarou que a defesa quer mais que a mera devolução do passaporte. A defesa quer que o TJPR outorgue, via oblíqua, ao acusado um "passaporte para a impunidade".

Carli Filho está impedido de sair do Brasil até que o processo criminal esteja concluído. O juiz substituto de segundo grau, Naor R. de Macedo Neto, que relatou a decisão, considerou “a flagrante possibilidade de que o réu venha a tentar furtar-se da aplicação da lei penal evadindo-se do Estado brasileiro” para determinar a apreensão do passaporte.

O ex-deputado é responsabilizado pelo acidente de trânsito que matou os jovens Gilmar Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20, no dia 7 de maio de 2009. Foi uma batida entre dois carros. Segundo exame etílico, o ex-deputado estava embriagado. Estava também em alta velocidade: segundo laudo do Instituto de Criminalística, dirigia a uma velocidade entre 161 e 173 km/h.

Fonte: Bem Paraná

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo