22/08/2023
Geral Guarapuava

Aleitamento materno é tema de palestra na Unimed Guarapuava

imagem-139111

Da Redação 

Guarapuava – Rico em proteínas, o leite materno é a alimentação saudável que a mãe proporciona ao seu bebê. Nele contém todos os ingredientes que são necessários para um desenvolvimento sadio do recém-nascido. E para orientar e incentivar o aleitamento materno, e também a doação de leite humano, no Centro de Atenção a Saúde (CAS) da Unimed Guarapuava realizou uma palestra na tarde desta quarta feira (02) para as mamães.

Com o tema 'Promoção do Aleitamento Materno', as enfermeiras Aline Moro, Cristiane Aggio e também a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do hospital São Vicente de Paulo, Franciele Boaria, falaram sobre aleitamento materno e também sobre a importância da doação de leite humano e tiram dúvidas das mães presentes na palestra.

Segundo as enfermeiras, o maior objetivo é incentivá-las a amamentarem seus bebês e mostrar que tendo leite não há necessidade de amamentar com outros tipos de leite, senão o materno. “O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Ele é um alimento completo e ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes em quantidades adequadas” ressalta Aline.

DOAÇÃO LEITE HUMANO 

Durante a palestra, a nutricionista Franciele Boaria, apresentou para as mamães presentes como funciona, o que é o banco de leite e qual sua importância. “Todas as mães saudáveis da região que tenham feito acompanhamento pré-natal podem ser doadoras”.

As doações irão beneficiar outros bebês que necessitam do leite materno. Franciele explica que é necessário 70 litros de leite/mês, porém o banco tem trabalhado com uma faixa de 30 litros/mês, uma quantidade considerada baixa. “ Como é uma quantidade baixa, então nós acabamos dando preferência para os bebês com prematuridade extrema”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.