22/08/2023



Geral Paraná

Alep aprova projeto do "botão do pânico"

imagem-117502

Da Redação

Guarapuava  –  O combate à violência contra a mulher ganha mais um aliado. Proposto pela deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão dessa terça feira (23), o projeto de lei que implanta o dispositivo no Paraná. A implantação deverá ser sancionada pelo governador Beto Richa.

De acordo com a parlamentar, o pequeno equipamento é disponibilizado a mulheres que foram vítimas de agressões como medida protetiva no caso do agressor tentar novos atos de violência. Nesses casos, a vítima precisa apenas apertar o botão. O pedido de socorro é ouvido na hora, já que haverá uma central computadorizada de monitoramento dos alarmes. Uma vez acionado, o computador apontará o local onde a vítima encontra-se, com foto da mulher, do agressor e do local onde eles se encontram.

De acordo com a deputada, o Judiciário é que determina quem vai receber o dispositivo, mas prioriza mulheres que se encontram sob ameaça, mesmo com a medida protetiva.  “Essa possibilidade inibe os agressores, comumente os próprios companheiros”.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo