22/08/2023
Economia Paraná

ALEP aprova socorro financeiro a empresas em crise

Empresas e cooperativas poderão ser beneficiadas, desde que sejam enquadradas como afetadas por calamidades ou riscos econômicos relevantes

Sessão na Alep (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) deu um passo fundamental em defesa da economia e das famílias paranaenses nesta terça (4). Sob a condução do Presidente Alexandre Curi (PSD), os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 936/2025. De acordo com a Alep, trata-se de uma medida de socorro emergencial. Destina-se a empresas e cooperativas afetadas por crises externas, como o ‘tarifaço’ imposto pelos Estados Unidos.

O projeto, que recebeu aprovação em dois turnos já encontra-se no Palácio Iguaçu para a sanção do Governador Ratinho Junior (PSD). Para o setor produtivo o texto surge como alívio imediato para capital e giro e para manter as portas abertas.

De acordo com a nova legislação, a grande mudança desta iniciativa é o foco no suporte à sobrevivência das empresas. O programa Paraná Mais Empregos, via Fomento Paraná e BRDE, não estará mais restrito a financiar a compra de máquinas e equipamentos. Agora, o crédito encontra-se disponível para capital de giro, recursos essenciais para cobrir as despesas do dia a dia. Assim como para manter as operações em funcionamento e garantir o pagamento dos colaboradores.

Essa flexibilização é vital. Empresas e cooperativas de todos os portes poderão ser beneficiadas, desde que sejam enquadradas pelo Executivo como afetadas por calamidades ou riscos econômicos relevantes. O objetivo é claro: evitar demissões e assegurar que milhares de famílias paranaenses mantenham sua fonte de renda, mesmo diante das adversidades globais e locais.

O Executivo confirmou que o projeto é financeiramente responsável, com os recursos disponíveis no Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) para iniciar imediatamente esta nova modalidade de auxílio.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.