Cristina Esteche
A Assembleia legislativa do Paraná arquivou três pedidos de impeachment contra o governador Beto Richa (PSDB). A decisão está publicada no Diário Oficial da Alep. Os pedidos são de autoria do deputado estadual Requião Filho (PMDB), do advogado Tarso Cabral Violin e de Ricardo Silveira Pinto. Todos argumentam que o governador seria o responsável pelos confrontos entre servidores e policiais do dia 29 de abril, no Centro Cívico, em Curitiba, resultando em 253 feridos; a maioria, professores.
O principal argumento do deputado Ademar Traiano, que preside a Alep, foi a falta de provas comprobatórias de que Richa teve responsabilidade no confronto. “É indispensável a demonstração do conhecimento dos fatos e sua participação nas condutas, o que não se verificou na inicial”.
De acordo com a assessoria da Alep, Traiano entendeu que “o fato de alguém ocupar uma posição de superioridade hierárquica na estrutura político-administrativa não o torna responsável por qualquer ato ilícito eventualmente praticado por seus subordinados".