22/08/2023
Blog da Cris

Alep decide advertência de Renato Freitas só em 2024

Presidente da Comissão de Ética, deputado delegado Jacovós disse que não há tempo hábil para avaliar pedido de absolvição apresentado

Renato Freitas, deputado estadual (Foto: Divulgação)

Os temas polêmicos que tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná vão ficar para 2024. Um deles é a possível punição ao deputado Renato Freitas (PT), por falta de decoro parlamentar. O Conselho de Ética e Decoro da Casa trataria do tema nesta segunda (11), mas prorrogou para o ano que vem. Está sendo proposta a punição por escrito ao deputado. O processo disciplinar aberto pelo o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD) surgiu em discussão acalorada entre ambos na sessão que tratou da descriminalização do aborto.

No entanto, a deputada Ana Júlia (PT) pediu a absolvição de Freitas. É que a discussão teve desdobramentos e a defesa de Freitas apresentou conteúdo de delação premiada envolvendo o presidente. Freitas também pediu a cassação de Traiano por conta desse episódio. Além disso, a OAB Paraná também defende oficialmente o afastamento do presidente da função. Mas como, segundo o deputado Delegado Jacovós (PL), que preside o Conselho de Ética, não há tempo hábil para analisar o pedido de Ana Júlia e tudo fica para o ano que vem.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.