Da Redação, com assessoria
O deputado Aliel Machado (Rede-PR) assinou nesta quarta-feira (14), o pedido de abertura de processo por quebra de decoro contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A representação, que foi protocolada na Comissão de Ética da Câmara, já conta com dezenas de assinaturas de parlamentares de vários partidos.
O pedido de cassação do presidente da Câmara foi iniciativa dos partidos PSOL e Rede, por avaliarem que Cunha mentiu durante depoimento na CPI da Petrobras, quando disse que não possuía contas além das que havia declarado, o que é considerado quebra de decoro.
A representação lista as suspeitas que pesam contra Cunha, que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob a acusação de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.
Para o deputado Aliel, as provas anexadas ao processo são consistentes. “A sociedade espera uma resposta dos seus representantes. O Conselho de Ética precisa tomar uma atitude exemplar quanto a esta representação” disse.
As provas às quais o deputado se refere, e que estão incluídas na representação, são as de que Cunha e familiares são beneficiários de contas secretas na Suíça, que também teriam sido irrigadas pelo dinheiro desviado da estatal.