22/08/2023



Brasil Política

Aliel propõe auxílio aos profissionais da Saúde de pequenas empresas

Projeto de Aliel também beneficia profissionais terceirizados e que precisam se afastar do trabalho por causa da pandemia

aliel

Aliel propõe auxílio aos profissionais da Saúde (Foto: Jair Marques)

O deputado federal Aliel Machado (PSB) apresentou Projeto de Lei para criar um auxílio aos profissionais que trabalham como terceirizados. De acordo com o projeto, são autônomos ou que trabalham em pequenas empresas de até três funcionários. Entretanto, poderão precisar se afastar do trabalho por algum motivo relacionado à pandemia. 

Conforme o deputado, esses profissionais acabam ficando sem qualquer tipo de proteção social ou previdenciária. “Por conta de todo esse contexto, queremos instituir o pagamento de um auxílio em caso de afastamento por motivo de saúde relacionado à prestação de serviços no período de calamidade, ainda que este tenha sido preventivo”.

De acordo com o projeto, uma das caraterísticas da covid-19 é a alta taxa de contaminação nosocomial, o que vulnerabiliza ainda mais os profissionais da saúde. Verifica-se que a renda destes poderá ser comprometida desde a apresentação de sintomas da doença. Assim, serão obrigados a se afastar sem o recebimento de vencimentos, para o caso daqueles terceirizados.

“Esses trabalhadores, pela inquestionável relevância de suas atividades, merecem especial atenção e amparo de toda a sociedade, inclusive para que retornem à linha de frente com a maior brevidade e qualidade de vida possíveis”.

PROFISSIONAIS INFECTADOS

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, divulgado no dia 12, 169 profissionais de saúde morreram infectados pela covid-19 e mais de 83 mil foram infectados. O número é superior aos registrados nos Estados Unidos e Reino Unido, países com alta disseminação da doença.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo