Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e a Lua se alinham em um arco no céu nesta semana com alguns visíveis a olho nu. O fenômeno poderá ser observado ao longo da semana, mas o melhor dia para apreciar o alinhamento será nesta terça (28), conforme Bill Cooke, astrônomo da Nasa.
Isso costuma ser chamado de “desfile planetário” e é visível após o pôr do sol. O astrônomo da Nasa declarou que será fácil identificar Vênus e Marte, porque o brilho é intenso. “O alinhamento pode ser visto de qualquer lugar da Terra, desde que você tenha céu claro e uma boa visão do horizonte a Oeste”.
Vênus será um dos pontos mais brilhantes do céu, e Marte estará perto da Lua com um tom avermelhado. Por outro lado, Mercúrio e Urano podem ser mais difíceis de detectar, pois estarão mais escuros. De acordo com o astrônomo Jake Foster do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, todos vão poder apreciar um espetáculo.
A olho nu, mesmo de uma cidade com luzes, Júpiter, Vênus, a Lua e Marte devem ser facilmente visíveis. Urano deve ser visível com um telescópio de tamanho médio, e Mercúrio é um desafio adicional para os muito determinados.
A melhor chance de localizar os planetas é longe das luzes brilhantes da cidade, em algum lugar com uma visão clara e desobstruída. Além disso, você precisa observar no início da noite porque Mercúrio e Júpiter desaparecerão rapidamente no horizonte, segundo os especialistas.