22/08/2023
Brasil Cotidiano

Alistamento militar pode ser feito on-line até 30 de junho

O prazo para fazer o alistamento militar foi prorrogado em decorrência da pandemia de covid-19. Processo pode ser feito on-line

alistamento

Alistamento é obrigatório (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O alistamento militar para jovens que completam 18 anos em 2021 segue até o dia 30 de junho. Desse modo, o processo de seleção pode ser feito pela internet ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS. Devido a pandemia, a plataforma digital é a forma mais rápida e segura para que os jovens façam o processo. E, para isso, é preciso fazer o cadastro, clicando aqui, clicando em “Quero me alistar”.

ALISTAMENTO

Depois de um breve questionário, é só selecionar a opção “alistamento militar”. Em uma nova janela, todos os dados pessoais devem ser informados para que ao fim o site gere um número de registro. Com esse número, o participante poderá acompanhar o processo pela aba “já me alistei”.

Além do computador, o cadastro também pode ser feito pelo celular. Basta baixar o aplicativo Exército Brasileiro no smartphone, seja Android ou IOS. Ao abrir, clique na opção “três linhas”. No primeiro acesso, o programa vai solicitar a localização. Depois selecione a opção “Alistamento” e “Quero me alistar”, para preencher o formulário solicitado.

Alistamento Militar é obrigatório (Foto: Arquivo/RSN)

Assim, o serviço militar é um treinamento que jovens brasileiros recebem nas bases da Marinha, Exército ou Aeronáutica, por período determinado. Desse modo, o processo inclui cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação. Além disso, militares efetivos também renovam a permanência.

Por fim, vale destacar que se alistar é um dever nacional e aqueles que perdem o prazo estão sujeitos a multa e impossibilitados de obter diversos serviços públicos como passaporte, carteira de trabalho e inscrições em concursos públicos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.