Durante os jogos das Paralimpíadas Universitárias organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a estudante Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), conquistou três medalhas de prata. A vitória veio pelo arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco.
De acordo com a Secretaria Estadual de Esportes, os jogos estimulam a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas. Assim, em 2021, a competição reuniu quase 400 paratletas, que representaram 180 instituições de ensino superior na disputa de sete modalidades esportivas.
Mas não é a primeira vez que Isabella se destaca no esporte. A jovem de 19 anos já trilha um caminho de sucesso desde o sétimo ano do Ensino Fundamental. Nesta época, começou a participar de competições e passou a se destacar no arremesso de peso e nos lançamentos de dardo e disco.
Dessa forma, vem conquistando medalhas e recordes no atletismo, que a levaram para a primeira experiência em jogos paralímpicos.
Minha mãe é professora de Educação Física e desde pequena a acompanho em jogos escolares e da juventude. Despertando, assim, meu interesse na prática esportiva. Com as conquistas estaduais, fui convocada para a Seleção Paranaense de Paratletismo e tive a honra de conquistar três medalhas de prata nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras de 2019, em São Paulo.
Além disso, outros quatro bolsistas-atletas e uma técnica do Programa Geração Olímpica e Paralímpica do estado do Paraná conquistaram 12 medalhas nas modalidades de atletismo e natação. Conforme a Educação, no atletismo, Vinicius Augusto Cabral e Pamela Aires conquistaram juntos seis ouros.
Vinicius Augusto medalhou nas provas de 100m, 200m e lançamento de club. Pamela Aires venceu as provas de 100m, 400m e 1500m. Por fim, nas piscinas, Tharcys Gustavo Cussolin Batista e Vinicius Guarienti somaram juntos seis medalhas, cinco de ouro e uma de prata.
Tharcys levou dois ouros nas provas de 50m e 100m livre e prata no 100m borboleta. Já Vinicius Guarienti faturou três ouros nas provas 50m livre, 100m costas e 100m borboleta.
Leia outras notícias no Portal RSN.