22/08/2023
Educação Em Alta Tecnologia

Alunas criam ‘Pato Robótico’ salva-vidas e são finalistas em prêmio nacional

Beatriz Dourados de Sousa e Maria Clara Cardoso Storl (14), buscaram uma solução robótica após a perda de um amigo de 10 anos em um tanque

Aquas-place de Pinhão (Foto: Sebrae)

Pinhão está no centro da inovação nacional. Isso porque, a equipe ‘Aqua’s Place’, do Colégio Estadual do Campo Bento Munhoz da Rocha Netto, garantiu a vaga na final da 3ª edição do ‘Desafio Liga Jovem’ (DLJ), promovido pelo Sebrae. Essa classificação é na categoria Ensino Fundamental. As alunas de Pinhão, junto com projetos de Londrina e Maringá, representarão o Paraná na etapa nacional que acontece em Belém (PA).

A história por trás do projeto “Aqua’s Place” é de impacto social e urgência. As estudantes do 8º ano, Beatriz Dourados de Sousa, de 13 anos e Maria Clara Cardoso Storl , de 14 anos, buscaram uma solução robótica para prevenir afogamentos após a perda de um amigo de 10 anos em um tanque. O resultado é uma engenhoca que lembra um brinquedo, moldada em forma de pato. De acordo com Beatriz, funciona como um avançado sistema de monitoramento de segurança para crianças pequenas, idosos e pets.

Nosso produto vai ficar sob água e vai detectar movimentos violentos, ao fazer essa detecção vai acionar as sirenes de alta potência de imediato, que ficam dentro do patinho.

O protótipo, cujo custo foi de apenas R$ 100 financiado pelo Colégio, demonstra um pensamento crítico e inclusivo. Além dos alertas sonoros e luminosos na casa, o sistema envia uma mensagem por WhatsApp com vibração para celulares, pensando em famílias com deficiência auditiva.

Conforme Beatriz, elas não conseguem esquecer da emoção da classificação.

Abrir aquele e-mail foi uma das coisas mais emocionantes da minha vida. Quando vi o resultado, senti uma explosão de sentimentos no peito e chorei de emoção.

O projeto de Pinhão competirá ao lado do ‘Marley: Adsorção Sustentável’ (Londrina) e do Projeto Asther (UEM) na final, em Belém (PA) entre 29 de novembro e 4 de dezembro.

A premiação do DLJ, em 3 de dezembro, inclui uma sonhada viagem internacional em 2026 para um polo de inovação, além de notebooks e celulares. Essa experiência de até 10 dias vai promover a imersão em tecnologia e cultura, validando o protagonismo e o talento dos jovens paranaenses. O Paraná se destaca com 4.416 inscritos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.