22/08/2023
Ciência Cotidiano Educação Em Alta

Aluno de colégio estadual de Guarapuava cria luvas inteligentes

Luvas convertem movimentos dos dedos em mensagens exibidas na tela de um computador. Dispositivo pode ajudar processo de reabilitação motora

Luvas inteligentes poderão auxiliar na reabilitação motora de pacientes (Foto: Arquivo Pessoal)

As smart gloves (luvas inteligentes), desenvolvidas por um aluno do Colégio Estadual Professor Pedro Carli, em Guarapuava, ainda estão em fase de teste. Mas já houve reconhecimento entre os melhores projetos da Jornada Educatech 2024. A Jornada serve como vitrine para projetos de estudantes e para a conexão entre jovens, educadores e especialistas, com destaque para iniciativas com impacto social.

O dispositivo converte movimentos dos dedos em mensagens exibidas na tela de um computador. Além disso, permite monitorar, em tempo real, os padrões de curvatura das mãos por meio de gráficos. A aplicação pode ser tanto como auxílio nos tratamentos de fisioterapia em processos de reabilitação motora quanto como ferramenta de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para pessoas com dificuldade de fala.

Cada movimento dos dedos pode acionar mensagens pré-programadas, como “tenho sede”, “sinto dor” ou “preciso ir ao banheiro”. Essas mensagens aparecem na interface do site e podem ser enviadas para celulares de cuidadores ou de familiares em tempo real. Há ainda suporte para áudio, simulando a fala do usuário.

Projeto foi destaque na Jornada Educatech 2025 (Foto: Arquivo Pessoal)

COMO SURGIU A IDEIA

A ideia nasceu nas aulas de Programação, Robótica e Pensamento Computacional, ministradas pelo professor Willian Schön Lopes. “Mais do que uma ferramenta tecnológica, as smart gloves mostram aos alunos que é possível usar o conhecimento para gerar inclusão e qualidade de vida”.

O projeto está em processo de validação com profissionais da saúde, testes com o público-alvo e trâmite de patente. Apesar de ainda em desenvolvimento, a expectativa é que a tecnologia avance para produção em larga escala, ampliando o acesso e o impacto social da inovação. “Tivemos um retorno bem positivo de profissionais para quem apresentamos o dispositivo”.

CRIADOR DO PROJETO

O criador do projeto, hoje aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), José Guilherme Pereira da Luz, de 18 anos, explica que a luva pode auxiliar os profissionais a monitorar a evolução de pacientes que sofreram um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e mantêm movimentos limitados nas mãos.

“Sensores instalados no dispositivo medem o ângulo de curvatura dos dedos, e os dados são transmitidos via Wi-Fi para uma plataforma on-line, que pode ser acessada por fisioterapeutas e profissionais de saúde, inclusive de forma remota”. Para criar o projeto, José Guilherme se inspirou na história do avô, que sofreu um AVC há alguns anos e à época teve consequências diretas na comunicação.

Tínhamos dificuldade de entender o que ele queria nos dizer. Víamos que estava com dor, mas ele não conseguia nos dizer onde era e ficávamos muito aflitos. Fico imaginando que, se eu já tivesse desenvolvido essa ferramenta naquela época, como a vida do meu avô teria sido diferente”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.