O aluno Luan Gustavo Rodrigues, do Senai-PR, foi o grande vencedor da 9ª edição do Prêmio Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda. O anúncio aconteceu na noite de sábado (30), no encerramento da 6ª edição do Paraná Business Collection (PBC). Neste sábado, o Senai também marcou presença na Ideia Moda, mostra de novos designers. Duas estilistas formadas pela entidade desfilaram suas coleções.
Emocionado, Luan recebeu o troféu das mãos de Elizabete Turin, sobrinha neta do artista plástico e grande incentivadora do prêmio. O jovem estilista também ganhou uma viagem para integrar uma Missão Empresarial da Fiep e uma bolsa de estudos de um curso intensivo de italiano.
“Não tenho palavras para descrever esse momento. É a quarta vez que participo do João Turin e finalmente chegou minha vez de me destacar. Para quem está iniciando a carreira, é uma excelente oportunidade para mostrar sua cara e seu trabalho”, disse Luan, que desenvolveu seus looks (um conceitual e um comercial) com base nas obras do artista curitibano Poty Lazzarotto.
“Fiz um composê misturando cores fortes e o estilo de desenho tão peculiares do artista. Procurei retratar na moda o estilo do artista tão usado em ladrilhos”, afirmou o estilista, que incorporou a tridimensionalidade do artista no uso de texturas, geometria e estruturas bem marcadas.
Para ele, o Senai teve participação decisiva no seu projeto. “Eu já tinha feito curso de moda anteriormente, mas foi agora, com o curso de pós-graduação do Senai que consegui mostrar o que posso fazer de melhor”.
Esta foi a primeira vez que um aluno de um curso de pós-graduação do Senai vence o prêmio. “É um grande orgulho para nossa instituição e um incentivo a mais para nossos alunos, não só da pós, mas também dos cursos de aprendizagem, qualificação, técnico e da graduação, que inicia no próximo semestre”, avaliou a coordenadora do curso de pós-graduação de Moda e Gestão, Patrícia Gaspar.
“O Paraná Business Collection e o Prêmio João Turin são de extrema importância para a divulgação e incentivo dos novos talentos. Temos que mostrar para o Brasil que não somos meros seguidores de tendências estrangeiras, mas fazemos moda”, destacou a coordenadora.
Com foto de Mauro Frasson