Mais de 5 milhões de pessoas vão prestar o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) neste sábado e domingo. E muitos desses candidatos vão encarar a prova pela primeira vez, como é o caso da estudante Fernanda Ivanski.
A aluna do 3º ano do Ensino Médio diz que seu maior medo é com relação ao tamanho da prova. “Por seu uma prova muito longa e com perguntas extensas tenho medo de não saber administrar o tempo”, diz Fernanda. Ela também relata que tem dificuldade de concentração na hora da leitura. “As vezes falta atenção e eu tenho que começar a leitura do texto novamente. Tenho que tentar me concentrar”, comenta.
O professor Eduardo Araújo deixa a dica para perguntas longas e para que o aluno não se perca durante a leitura: o candidato deve ler com calma e sublinhar as palavras ou expressões mais importantes para que não tenha que voltar ao início dos textos. Lembrando que a prova do Enem é baseada em interpretação de textos, não exigindo que o aluno decore fórmulas, porém faz com que ele saiba relacionar várias áreas do conhecimento em uma mesma resposta.
Pela segunda vez prestando o Enem, Ana Clara Vieira Alexandre diz que está mais tranquila para fazer a prova deste ano e que aprendeu a controlar o tempo de duração do exame. “O tamanho da prova assusta, mas agora tenho uma noção melhor do tempo de prova. Isso me dá uma maior tranquilidade”, comentou a estudante.
Preparação para o Enem
“A prova do Enem é diferente de um vestibular. O Exame exige um conhecimento mais geral. É tudo o que se aprende no Ensino Médio”, diz Fernanda que se preparou para a prova buscando ler revistas e estar ligada na coisas da atualidade.
Ana Carolina procurou direcionar seu estudo para as disciplinas que teve mais dificuldade no ano passado. “Me concentrei em português e história, pois foram as áreas que não tive uma boa nota no Enem 2010”, lembrou.
As provas
No sábado (22), os candidatos terão 4h30 para resolver as provas ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
Já no domingo (23), será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas deverão ser feitas em até 5h30.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. É importante chegar com antecedência para não correr o risco de perder a hora e o exame.