Os 150 alunos e alunas da Escola de Dança Teatro Guaíra estão tendo aulas on-line de balé durante a pandemia da Covid-19. Após a suspensão das atividades presenciais, a equipe da EDTG se reuniu e readequou a proposta pedagógica para o ambiente virtual.
Assim, por meio de uma plataforma, os alunos e professores têm encontros diários. Além disso, os movimentos são supervisionados pelo olhar atento da equipe, que está aproveitando o momento para trabalhar aspectos técnicos do balé, como fortalecimento, alinhamento e estabilidade.
A diretora da EDTG, Patrícia Otto, disse que a arte fortalece a alma do ser humano e traz um sentido em meio a essa pandemia.
Segundo ela, um dos principais desafios para os professores foi adaptar exercícios pensados originalmente para grandes espaços, como um estúdio de balé, para locais menores, como a sala de uma casa. Isso causou um replanejamento total, com exercícios com menos saltos que se adequassem aos novos espaços e também evitassem lesões.
Além disso, Patrícia explica que as aulas on-line foram elaboradas para que os alunos não percam o trabalho desenvolvido ao longo do ano. E ainda possam voltar às atividades presenciais no mesmo patamar de antes. “Acreditamos que é uma forma de manter a saúde física e mental de nossos alunos. Estamos separados, mas nunca estivemos tão juntos”.
EXPERIÊNCIA
A aluna Maria Luísa Martins dos Reis, 22 anos, destaca a importância da continuidade das aulas. “A gente reconhece o trabalho incessante das professoras, que têm adaptado todo o conteúdo para o espaço das nossas casas e focando no trabalho do corpo”.
Além disso, ela acrescenta que, para ela, as aulas têm sido ótimas para a saúde mental e também para manter uma rotina. “As aulas estão me tranquilizando. Esse esforço de nos manter conectados, de reforçar vínculos entre professores e alunos, é uma válvula de escape de socialização”.
EDTG
A Escola de Dança Teatro Guaíra, mantida pelo Governo do Estado, é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. Atualmente, tem 150 alunos e é uma das únicas escolas de dança de caráter público do País.
Leia outras notícias no Portal RSN.