22/08/2023
Educação Guarapuava

Alunos da FG levam a impressão 3D a dois colégios de Guarapuava

Pela FG alunos tiveram acesso à tecnologia que está revolucionando o mercado

fg2

Acadêmicos da FG e alunos de colégios estaduais em curso (Foto: Divulgação)

Alunos do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Guarapuava levaram a tecnologia da impressão 3D a alunos de colégios estaduais. Luan Gracheki e Jonatan Teixeira, orientados pelo professor Maurício Barfknecht, foram aos colégios Francisco Carneiro Martins e Dom Pedro I (Entre Rios). De acordo com o professor Maurício, em parceria com a UTFPR Guarapuava e NRE Guarapuava, os dois colégios sediaram palestras e minicursos sobre modelagem e impressão.

Conforme o professor, também conhecida como fabricação aditiva, a impressão 3D é o processo pelo qual objetos físicos são criados pela deposição de materiais em camadas. Todavia, é preciso ter a base em um modelo digital.

TECNOLOGIA

Entretanto, os processos de impressão 3D requerem o trabalho conjunto de software, hardware e materiais. De acordo com o site Autodesk, a tecnologia de impressão 3D pode ser usada para criar tudo. De protótipos e peças simples a produtos finais altamente técnicos. Como por exemplo, peças de avião, construções sustentáveis, implantes médicos que salvam vidas e até mesmo órgãos artificiais com o uso de camadas de células humanas.

Assim, os alunos envolvidos tiveram contato com as tecnologias que estão revolucionando o mercado de trabalho. Como, por exemplo, a Internet das Coisas, Indústria 4.0, Impressão em 3D, entre outras temas relevantes da área. Também foi demonstrado o processo de criação de uma Impressora 3D. A partir disso, os alunos receberam dicas de como montar uma, aproveitando peças de equipamentos descartados.

Acesse o site da FG através do link http://faculdadeguarapuava.com.br/ e agende a sua prova.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.