22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava Região

Alunos das Engenharias Elétrica e de Controle e Automação da FG iniciam ano com desafios

Graduandos participam do desenvolvimento de projetos de carro elétrico e robô de luta

foto fg 4

Duas graduações da Faculdade Guarapuava iniciaram 2019 com muitos desafios pela frente. Atualmente a faculdade oferta duas modalidades de Engenharia no segmento tecnológico e industrial, que são Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica. E os alunos desses cursos vão participar do desenvolvimento de projetos de carro elétrico e robô de luta.

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Também conhecida como Engenharia Mecatrônica, é a área da engenharia que está voltada ao projeto, instalação, execução e manutenção de dispositivos e equipamentos para o controle e automação de processos em ambientes industriais, comerciais, residenciais, agrícolas, entre outras, tornando os processos e produtos mais rentáveis, ágeis e econômicos. Utiliza-se para isso os sensores, atuadores, técnicas de controle, sistemas de supervisão, circuitos analógicos e digitais, aquisição de dados, inteligência artificial, microcontroladores, sistemas de fabricação mecânica e robótica.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

ENGENHARIA ELÉTRICA

É a área da Engenharia que estende-se desde a geração de energia elétrica até ao projeto e produção de equipamentos eletroeletrônicos nas mais diferentes áreas, ou seja, tudo passa pelo projeto, instalação, manutenção e supervisão do Engenheiro Eletricista, portanto na atualidade as tecnologias desenvolvidas nas áreas de engenharia elétrica são extremamente importante para a humanidade. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e credenciado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) como Engenheiro Eletricista Pleno.

(Foto; Ascom/Faculdade Guarapuava)

Os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Guarapuava, receberam novos desafios para 2019. Entre eles podemos citar:

PROJETO – CARRO ELÉTRICO

Todas os alunos das turmas dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, tem como objetivo anual desenvolver um carro elétrico, este projeto tem com objetivo despertar a curiosidade dos discentes sobre as tecnologias utilizadas neste sistema de locomoção, aliando assim, a teoria com a prática nas mais diferentes áreas que vão desde o acionamento de motores, instrumentação, controle e automação, sistemas embarcados, entre outros.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

PROJETO – ROBÔ DE LUTA

Este projeto tem com objetivo desenvolver robôs, a partir de conhecimentos adquiridos nos cursos. Por ser uma área extremamente fascinante, tem-se criado soluções para diversos problemas em todo o mundo. Os robôs estão sendo empregados em laboratórios científicos, processos industriais, explorações do espaço, sensoriamento terrestre, marítimo e aéreo, ou seja, uma infinidade de aplicações. Portanto, este trabalho apresenta o estudo e a criação de um robô controlado por rede sem fio via rádio, com uma estrutura metálica, rodas, motores.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

ENGENHOCAS TECNOLÓGICAS

As Engenhocas Tecnológicas tem como objetivo incentivar os alunos dos cursos a desenvolverem dispositivos ou ações que contribuam para melhoria do cotidiano das pessoas e dos processos de uma forma em geral, ou seja, os alunos deverão buscar soluções de forma repentina sem muita estruturação, mas com a mesma eficiência de sanar uma dificuldade ou um problema.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

Neste ano, o coordenador do curso, professor Edson Luiz Schultz, aponta que haverá muitas novidades, principalmente oferecer formação focada para o movimento da Industria 4.0 e para a Internet das Coisas IoT, pois os especialistas apontam que estas tecnologias serão praticamente obrigatórias para estes cursos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo