Poderia ser apenas uma visita a um ponto turístico mundialmente famoso. Entretanto, para os acadêmicos de Engenharia Civil da Faculdade Guarapuava (FG), conhecer a Usina de Itaipu, foi muito mais do que isso. Afinal, não há como não se impressionar com a magnitude da obra e o conhecimento que envolveu a construção. Tudo para manter funcionando a maior geradora de energia renovável do planeta.
De acordo com a FG, a obra é um marco na história da construção civil. Afinal, a usina é responsável pela geração de energia limpa. E há mais de três décadas abastece lares brasileiros e paraguaios. Assim, desde que iniciou seu funcionamento em 1984 foram mais de 2,6 bilhões de Megawatts-hora (MWh).
Assim, para a acadêmica Ana Moura, a grandeza da obra e complexidade impressionam. “Olhamos para tudo aquilo e não conseguimos acreditar que alguém projetou aquela grandiosidade. A beleza encanta demais.”
Já o acadêmico Gerard Richard foi pela quinta vez ao local e destaca a organização da empresa. “Em todos os aspectos as normas são seguidas rigorosamente. É muito bom ver a aplicação do conteúdo estudado em sala de forma tão evidente”.
Assim, como os demais, Helmut Kasnoka, do 10º período, diz que além de ser uma obra magnifica devido ao tamanho e a beleza, Itaipu é também um marco histórico que ainda não foi superado.
“Sinto orgulho por saber que a obra foi construída em grande parte por engenheiros brasileiros. Estar próximo nos leva a ter outras perspectivas sobre a profissão e vislumbrar outros caminhos. Nos motiva a seguir estudando e crescer”.
PASSEIO GUIADO
A visita técnica feita no último fim de semana trouxe diferentes perspectivas para os futuros engenheiros. Assim, o passeio foi guiado por funcionários da Itaipu que explicaram como é a produção de energia. Já os professores que acompanharam a turma relacionaram os conhecimentos vistos em sala com a obra em si.
A análise levou em conta o conteúdo da disciplina de Barragens que envolve hidrologia, estudo de solos e estruturas. O professor Paulo Henrique Brasil direcionou as explicações para a análise da estrutura da usina.
Conhecer uma das maravilhas da Engenharia é uma experiencia única. É impressionante como o trabalho feito, as fábricas montadas para produzir toda a estrutura. Como professores, nossa visão é diferente por causa do olhar técnico e repassamos esse conhecimentos aos acadêmicos, e isso contribui para o crescimento profissional.
Para se ter uma ideia, o concreto usado na construção da hidrelétrica (12,7 milhões de m³) seria suficiente para erguer 210 Maracanãs. Já a quantidade de ferro possibilitaria a construção de 380 Torres Eiffel. É uma coleção de números impressionantes. Já o lago formado pelo reservatório, por exemplo, é maior do que área urbana da cidade de São Paulo.
REFERÊNCIA
Segundo a coordenadora do curso, Liliane Ferreira, a Itaipu é uma referência na Engenharia Civil devido a sua complexidade e grandiosidade.
Eles conheceram desde o funcionamento das turbinas até o monitoramento da estabilidade das barragens. É um trabalho complexo. Só estando lá para se ter uma real dimensão da usina. Além de ver a aplicação da matéria estudada em sala, mostramos para o acadêmico onde ele pode chegar quando se tornar um profissional.
O passeio incluiu outros pontos turísticos em Foz do Iguaçu como as Cataratas e o Parque das Aves. A aluna Elisângela Carvalho afirma que foi uma experiência inesquecível e enriquecedora.
“Fazer a visita a Itaipu no 10º período foi muito melhor, pois assim consegui absorver mais informações. Colegas de outros períodos acharam isso também. Foi maravilhoso, tenho que agradecer a professora Liliane por todo empenho para organizá-lo”.
SERVIÇO
Se o seu objetivo profissional é fazer Engenharia Civil ou um dos outros sete cursos oferecidos pela FG, faça o Vestibular Agendado durante o mês de agosto. De acordo com a FG, as provas ocorrem todas as terças e quintas na Unidade do Vale do Jordão. Inscreva-se pelo site www.faculdadeguarapuava.edu.br. A inscrição é gratuita.
CURSOS OFERTADOS
Administração, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Medicina Veterinária.