22/08/2023
Saúde

Alunos de Veterinária atendem animais de estimação exóticos

A Clínica Escola de Medicina Veterinária está oferecendo um serviço de referência para animais de estimação exóticos. O atendimento é feito na própria Clínica Escola, localizada no Campus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava, nas terças-feiras, das 14h40 às 16h30. As consultas devem ser agendadas pelo telefone (42) 3629-8229.
De acordo com o professor e médico veterinário Rodrigo Antonio Martins de Souza, trata-se de atendimentos médicos e cirúrgicos a animais não convencionais, como hamsters, coelhos, chinchilas, canários, calopsitas, agapornis, periquitos australianos, tartarugas e peixes ornamentais exóticos, bem como animais silvestres nativos, oriundos de criatórios comerciais credenciados no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O professor explicou que, caso a demanda aumente, existe a possibilidade de ampliação dos dias de atendimento durante a semana.
Rodrigo destacou que consulta custa R$ 20. Segundo ele, “é um valor bem mais em conta do que a tabela do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Demais medicações, raio-x, cirurgias e exames laboratoriais são cobrados à parte, conforme acordo com o proprietário”.
“Os serviços iniciaram no início deste mês e realizamos cerca de uma dúzia de atendimentos”, contou o professor, lembrando que “canários e periquitos-australianos são os pacientes mais frequentes”. Mas a expectativa é de haja um número significativo de tigres-dágua (tartarugas de aquário), hamsters e coelhos.
“Ressalto que estes são animais de estimação exóticos e permitidos pela legislação vigente. Não atendemos de modo particular a animais silvestres não legalizados. Caso haja um paciente assim, recomendarei o encaminhamento à Força Verde, para correta destinação. Existem criatórios permitidos pelo Ibama, que é a única maneira de adquirir um animal silvestre dentro da lei”, concluiu o médico veterinário.

Da assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.