A partir de 2025, os alunos da rede pública de ensino do Paraná terão mais uma forma para ingressar em universidades estaduais. O novo programa educacional, Aprova Paraná Universidades, garante que 20% das vagas nas sete universidades estaduais sejam reservadas para alunos da rede pública de ensino.
De acordo com o Governo do Estado, a seleção dos alunos para o programa vai ocorrer por meio da nota obtida na Prova Paraná Mais. Com o novo prograva, o Governo do Paraná pretende reservar das 19 mil vagas anuais. Dessa forma, mais de 3,8 mil para estudantes de escolas públicas do Paraná terão acesso ao ensino superior.
Os alunos podem garantir as vagas do Aprova Paraná nas seguintes universidades: Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Além da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
COMO OS ALUNOS PODEM PARTICIPAR?
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a participação no Aprova Paraná não impede que os alunos da rede pública tentem a entrada na universidade de outras formas. Como por exemplo, a participação no vestibular da insituição,ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A partir de janeiro, quando ocorre a divulgação das notas do Prova Paraná Mais, os interessados que estiverem dentro das notas de corte terão prazo para escolherem em quais universidades e cursos pretendem disputar as vagas do programa.
Os interessados poderão se inscrever de 20 a 23 de janeiro de 2025 no site do programa que, conforme o Governo do Estado, ainda está em desenvolvimento. O programa terá a classificação final divulgada no dia 30 de janeiro. Após a aprovação, os selecionados podem fazer a matrícula nas universidades segue até 7 de fevereiro.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.