22/08/2023



Educação

Alunos fotografam famílias no Calçadão da Rua XV

imagem-87214

Cristina Esteche

O novo formato de família é o tema que está sendo debatido por alunos do ensino médio do Colégio Sesi, em Guarapuava, no primeiro bimestre de 2015. Entretanto, o debate saiu da sala de aula e foi levado para o Calçadão da Rua XV de Novembro, neste sábado (28).

“Nós estamos conhecendo os novos formatos de família provocado pela diversidade. É preciso conhecer para poder entender e respeitar”, disse a estudante Ariane Machado Domingues, 16 anos.

Para a adolescente, se até  a metade do século passado, a relação consanguínea era extremamente forte na constituição da família, hoje as relações afetivas,  passaram a ser o valor mais importante. “Hoje existem os casamentos entre homossexuais; os avós que criam os netos; o pai que se separa e que fica com os filhos, casa novamente  com uma mulher que também possui filhos e todos moram juntos; há a família composta por mãe e filho”.

Nessa nova composição, como observa o advogado Frank Pereira Cesar, aquele que parece ser o pai é o padrasto, ou simplesmente é o “novo” amigo da mãe; a moça com uma criança no colo não é a mãe, mas uma meia-irmã mais velha, fruto de um casamento anterior de seu pai ou de sua mãe; os três jovens que dividem o mesmo teto são um casal e uma amiga, ou filhos de casais distintos; e aquela que parecia ser a mãe pode ser na verdade a namorada dela.

Segundo Ariane, a sociedade precisa aceitar esse novo modelo. “Por isso, estamos estudando e debatendo essa questão”.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo