22/08/2023


Educação Guarapuava

Alunos protestam contra a implementação do colégio cívico-militar

Os estudantes do Colégio Cristo Rei alegam que não foram consultados. "Eles nem se quer perguntaram pra gente o que achamos sobre isso"

ALUNOS

Os alunos estão reunidos na frente do colégio (Foto: Gabriela Victoria de Paula Landes/Grêmio Estudantil)

*Reportagem com vídeo

Alunos do Colégio Cristo Rei em Guarapuava estão mobilizados contra a implementação do Colégio Cívico-Militar. De acordo com o Núcleo de Educação, a votação para a mudança do sistema de ensino iniciou às 8h e vai até às 17h. Conforme o NRE, podem votar na audiência pública pais, professores, funcionários e estudantes maiores de 16 anos.

No entanto, a troca de sistema não está sendo aceita pelos estudantes. Conforme Gabriela Victoria de Paula Landes, integrante do Grêmio Estudantil ‘Raízes da Educação’ e aluna do primeiro ano, de 17 anos, não houve consulta aos estudantes.

Eles nem se quer perguntaram pra gente o que achamos sobre isso. Só foram e falaram que iam fazer. Nós alunos temos voz, temos opiniões. Eles nunca deixam falar o que pensamos.

Além disso os manifestantes alegam que ‘não querem desconhecidos que nem estudaram para ser professores’. Conforme o MEC, o programa apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. Tendo como participação o corpo docente da escola junto com militares. “A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano”.

Em Guarapuava há três colégios cívicos-militares. São o Heitor Rocha Kraemer, o Mahatma Gandhi e o Manoel Ribas. Conforme o Governo do Estado, a previsão é de que haja no Paraná pelo menos 200 colégios cívico-militares.

Por fim, de acordo com a  representante do Grêmio a intenção dos alunos é continuar as manifestações ao longo do dia. Contudo, durante a manhã policias e representantes do Núcleo  tentaram desmobilizar a manifestação. *Veja o vídeo enviado por alunos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo