22/08/2023
Geral Guarapuava

Alunos protestam em frente ao Núcleo Regional de Educação, em Guarapuava

imagem-134707

Da Redação

Guarapuava – Alunos dos colégios Manoel Ribas, Padre Chagas, Heitor Rocha Kramer e Visconde de Guarapuava protestaram nesta terça (30), em frente ao Núcleo Regional de Educação, em Guarapuava. A mobilização foi em apoio a professores e estudantes intimados a depor no NRE para explicar as ocupações ocorridas em novembro de 2016..

De acordo com Ana Zanin, uma das estudantes que prestou esclarecimentos, a iniciativa da assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Educação (Seed), é para intimidar os estudantes. “Não existe ocupação de espaço público”, afirmou.

A aluna Paloma Rodrigues concorda e diz que nada vai impedir de que iniciativas como as que ocorreram em 2016 voltem a se repetir. “Nada vai nos intimidar quando lutamos por nossos direitos”, disse.

Para o chefe do NRE, professor Marlon Douglas Pires (foto acima) havia uma interdito proibitório, mas mesmo assim houve a “invasão” à sede do Núcleo. “Lacraram as portas do núcleo e o jurídico está ouvindo os envolvidos, não só em Guarapuava, mas também em outras cidades do Paraná”. Segundo Marlon, após os depoimentos haverá análise também pela Procuradoria Geral do Estado do Paraná.

O chefe do NRE questionou a presença de estudantes em frente ao Núcleo. “Só não entendo porque os estudantes estão aqui quando deveriam estar na salas de aula”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.