22/08/2023



Geral Guarapuava

Alunos secundaristas saem em protesto pelas ruas de Guarapuava

imagem-121835

Jonas Laskouski 

Guarapuava – Cerca de 100 alunos saíram em protesto pelas ruas do Centro de Guarapuava, na manhã dessa sexta feira (04). As razões continuam as mesmas: os estudantes são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 – agora 55/16 (já que foi aprovada nas duas votações na Câmara) que limita os gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do Ensino Médio instituída pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso.

Participaram da manifestação, alunos dos colégios Padre Chagas, Heitor Rocha Kramer, Francisco Carneiro Martins, Newton F. Albach e Tupy Pinheiro. Depois de se reunirem na Praça 9 de Dezembro, eles se dirigiram ao Colégio Manoel Ribas, carregando faixas e cartazes, e gritando palavras de ordem como "Não vai ter PEC, vai ter luta". Chegando ao "Maneco", os alunos convocaram os colegas de lá para acompanhar o protesto já acontecendo. Mais alguns se juntaram ao grupo, que então retornou à Praça, para depois seguirem até o Colégio Visconde de Guarapuava, onde os alunos não foram liberados para participar do manifesto.

De acordo com Joas Erate, diretor cultural do Grêmio Estudantil do Colégio Padre Chagas e um dos líderes da manifestação, já que os alunos não podem permanecer nas escolas devido a uma liminar da Justiça que impede as ocupações, o protesto se dará na ruas. "A rua é livre, e nós vamos continuar lutando por aquilo que acreditamos que é melhor para o nosso país e o nosso futuro", disse o estudante.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo