22/08/2023
Blog da Cris Paraná

Alvaro Dias denuncia “sistema nefasto” e deixa o ‘Podemos’

Alvaro Dias disse que os sonhos dele "foram sepultados, engolidos pela força de um sistema nefasto que teima em sobreviver"

Alvaro Dias (Foto: arquivo/RSN)

O veterano Alvaro Dias rompeu com o ‘Podemos’, denunciando o sepultamento de  ideais pela “força de um sistema nefasto”. A saída sinaliza uma crise de identidade na legenda e movimenta o tabuleiro eleitoral no Paraná. Isso porque o ex-governador figura forte nas pesquisas para o Senado.

Alvaro Dias pediu a desfiliação nesta quarta (23). Em postagem nas redes sociais, Dias resumiu a saída como a admissão de uma derrota. “Meus sonhos foram sepultados, engolidos pela força de um sistema nefasto que teima em sobreviver”. O ‘pivô’ dessa saída está em um nome. O deputado federal Felipe Francischini (ex-presidente estadual do União Brasil) vai comandar o ‘ninho tucano’ à revelia de Alvaro Dias.

A declaração, carregada de frustração, lança luz sobre o colapso do projeto de ‘partido alternativo’ que o próprio político paranaense ajudou a construir há pouco mais de oito anos. A saída de um nome de tanto peso, com longa trajetória e reputação nacional, expõe a fragilidade da promessa do ‘Podemos’ de se posicionar como uma sigla renovadora e distante das práticas da “velha política”.

BAIXA NO PARANÁ

O movimento de Dias,no entanto, não veio isolado. O deputado estadual Denian Couto rapidamente ecoou a insatisfação, comunicando que também deixará o partido. Couto foi direto ao ponto: “A legenda, ao caminhar no sentido contrário de seus próprios valores, me força a essa decisão.”

A debandada promete ser maior no Paraná e já mexe com as articulações para as próximas eleições. Denian Couto estuda a filiação ao Novo, mas o foco da análise política recai sobre o futuro de Alvaro Dias.

Apesar de manter a indefinição sobre uma candidatura, o ex-governador tem aparecido consistentemente bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto para o Senado. A filiação a uma nova sigla, possivelmente mais alinhada à sua retórica de combate ao “sistema”,pode catapultar ainda mais o capital político de Alvaro Dias, transformando-o em peça-chave na disputa pelas duas vagas senatoriais.

VISIBILIDADE

A movimentação ocorre em um momento de alta visibilidade de Dias, que na quarta(23) recebeu homenagem na Assembleia Legislativa pelos 35 anos do Grupo Tigre da Polícia Civil, criado na gestão dele. O evento serviu para ressaltar a imagem do político focado em segurança e solução de problemas, um trunfo valioso em qualquer disputa eleitoral.

A saída de Alvaro Dias do Podemos é mais do que uma troca de partido; é uma manifestação contundente de desilusão que, em última instância, questiona a capacidade das legendas partidárias brasileiras de resistir à “força do sistema” que o ex-senador denuncia. O tabuleiro político do Paraná aguarda o próximo passo do veterano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.