Às vésperas do Natal, a fabricante de bebidas Ambev anunciou que o Paraná será o berço de mais uma planta industrial da empresa. Conforme a Agência Estadual de Notícias, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e executivos da companhia assinaram nesta quinta (23), um protocolo de intenções para investir em uma nova fábrica de vidros sustentáveis no Estado. Desse modo, o investimento soma R$ 870 milhões.
De acordo com as informações da Agência, a fábrica de vidros vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos a partir de uma parceria com empresas de logística reversa e cooperativas. Assim sendo, serão produzidas garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, tais como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten.
ESTRUTURA SUSTENTÁVEL
A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de diversos outros estados. A empresa ainda estuda qual município vai receber a fábrica. As operações devem iniciar até 2025. Além disso, a unidade usará apenas fontes de energia elétrica renovável. Ademais será equipada para operar com biocombustíveis. Uma estação vai tratar 100% dos efluentes gerados e reaproveitar a água utilizada no processo.
O Paraná sempre foi um Estado importante para a Ambev, com fábricas em Ponta Grossa e Curitiba, centros de distribuição em diversos municípios e parcerias com o agronegócio de Guarapuava. Isso porque o Núcleo Regional de Guarapuava responde por 65% da produção de cevada do Paraná.
A previsão desta safra é colher 320 mil toneladas no Paraná. Além de Guarapuava, os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba, o Sul e o Sudoeste do Estado também produzem cevada.
Leia outras notícias no Portal RSN.