* Da Redação
Com um pouco mais de um ano em atividade, o Ambulatório de Curativos de Guarapuava já se tornou referência nacional no trabalho que realiza. O trabalho do Ambulatório contribuiu para que Guarapuava receba, entre os dias 14 e 17 de junho, em Gramado (RS), o Prêmio Dr. Osvaldo Cruz, que premia municípios brasileiros destaques no setor de Saúde.
O Ambulatório de Curativos Especiais de Guarapuava completou uma ano de atividades no dia 24 de abril. Até esta data, foram 145 casos de traumas recuperados, além de outros 78 que estavam em fase de tratamento. Um recorde para Guarapuava com uma marca de 97% de cura no tratamento de feridas, segundo dados da Secretaria de Comunicação do Município.
A equipe do ambulatório conta com quatro profissionais: uma enfermeira, duas técnicas e uma estagiária. De acordo com a enfermeira responsável, Rosangela Cristina Reech, que está à frente dos serviços do centro desde sua inauguração, o espaço foi especialmente elaborado para acolher os pacientes. Além disso, o atendimento humanizado e a disponibilidade dos medicamentos necessários, são ingredientes fundamentais para o sucesso na recuperação dos pacientes. “Hoje temos à nossa disposição remédios de alto custo, que oferecem grande poder de cicatrização sem deixar sequelas. Isso facilita a recuperação. Além disso, nossa equipe é motivada, o que reflete na autoestima do paciente e comprovadamente, na melhora da recuperação”, explica.
No ambulatório, os pacientes ainda recebem orientações sobre a limpeza do ferimento, o que segundo a enfermeira Rosangela, fez com que hoje o ambulatório possa se orgulhar de, em um ano de serviços, não ter o registro de nenhuma infecção. “Ferida sem infecção é ferida que cura mais rápido”, comenta.
O Ambulatório de Curativos Especiais atende toda infecção ou trauma cirúrgico externo, como esmagamentos, úlceras, infecções e queimaduras.