Na manhã desta quarta (11), uma das unidades de saúde mais aguardadas pela população de Guarapuava e de outros 19 municípios começou a funcionar. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) abriu as portas e mais de 100 pessoas se apresentaram para consultas no primeiro dia de funcionamento.
De acordo com a diretora executiva do CIS5, Maria José Mandu Ribeiro Ribas, a unidade assim como o Samu Regional, vão somar nos serviços para a Região.
Mais de 100 pacientes vão receber atendimento, mas este número vai aumentar gradativamente. Isso porque alguns municípios ainda estão de recesso de fim de ano, ou férias coletivas. Vários profissionais estão se credenciando e vão assumir funções nos próximos dias. Hoje, já tivemos várias especialidades disponibilizadas. Muitos pacientes chegando desde as 7h, de diversos municípios e nossos profissionais atendendo a todos com muito zelo.
Assim, 13 especialidades médicas estavam disponíveis no primeiro dia de trabalho do AME. Entre elas, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, urologia e otorrinolaringologia.
No total, serão atendidas cerca de 15 mil pessoas por mês na área de cobertura do AME. Conforme a prefeitura de Guarapuava, o objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atenção especializada em diversas áreas. Mas sem se deslocar para lugares distantes. Com 140 salas, o local tem capacidade para acolher de 500 a 700 pessoas por dia.
ATENDIMENTOS
Para ser atendido, o paciente precisará ser encaminhado pelos postos de saúde, a partir de consulta médica nas unidades mais próximas de casa. Quem faz o encaminhamento, é a Secretaria de Saúde do município, por meio de agendamento, que identifica a característica da necessidade e, em seguida, direciona a pessoa para o AME.
ESPECIALIDADES
Oftalmologia, dermatologia, angiologia, cirurgia geral, neuropediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ortopedia e traumatologia, ginecologia obstetrícia, urologia, anestesiologia e pediatria de alto risco, serão as especialidades oferecidas pelo AME. No entanto, a implantação desses serviços será gradativa.
Leia outras notícias no Portal RSN.