A noite do domingo de páscoa (17) deste ano não será esquecida pelos guarapuavanos. O medo, o terror e a tristeza tomaram conta dos moradores do município, que se questionavam o que estava ocorrendo e se realmente os barulhos eram de tiros. Dessa maneira, as marcas dos disparos feitos pelos assaltantes ainda estão pelas paredes do 16º Batalhão de Polícia Militar e após uma semana, o sentimento é de luto pela morte do cabo Ricieri Chagas, atingido durante a tentativa de assalto.
A morte do policial militar Ricieri Chagas gerou uma forte comoção nos moradores de Guarapuava que já vinham acompanhando o estado de saúde do cabo nos últimos dias. Baleado com um tiro de fuzil na cabeça, ele lutou pela vida durante seis dias.
O 16º Batalhão de Polícia Militar informou nesta manhã (24), que o velório começaria hoje, a partir das 15h, no 16º BPM. O Portal RSN chegou ao local por volta das 14h30 e encontrou familiares, amigos e pessoas que desejavam prestar homenagens.
Todos estavam emocionalmente abalados e aguardando a chegada da funerária. Conforme um morador de Guarapuava que estava esperando, ele queria entrar e prestar condolências. “Entretanto, tenho que trabalhar às 17h. Estou aqui para homenagear”.
Além disso, o corpo chegou ao 16º BPM por volta das 15h, acompanhado por viaturas policiais e a dor dos companheiros de trabalho.
SENTIMENTO DE SAUDADE
De acordo com uma amiga da família que estava deixando o local do velório, o conforto chega ao lembrar que ele “continuará vivo e salvando vidas”. Isso porque, os familiares do Cabo Ricieri Chagas decidiram pela doação de órgãos. O comunicado emitido à imprensa pelo 16º BPM, informa que é mais um ato de “entrega do nosso honrado militar estadual à sociedade”.
A Polícia Militar lamentou a perda do PM e afirmou em nota que ele teve “uma carreira exemplar e extremamente operacional”. Além disso, “é conhecido por todo o país, por ter brilhantemente representado a PMPR na Força Nacional”.
LUTO OFICIAL
Desse modo, a Prefeitura de Guarapuava e o Governo do Estado decretaram luto oficial de três dias em sinal de pesar pelo falecimento de Ricieri. Então, entidades como a OAB Guarapuava, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e diversas outras prestaram homenagens ao policial e lamentaram a perda.
Conforme informações preliminares, o sepultamento ocorre amanhã (25), às 10h no Cemitério do Distrito da Palmeirinha em Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.