22/08/2023


Guarapuava Segurança

‘Amigos do Pedal’ faz homenagem ao jovem Gabriel em Guarapuava

Amigos e familiares fazem homenagem neste domingo (7), saindo às 14h da Praça Nova Pátria em Entre Rios com destino o Parque do Jordão

amigos do pedal

‘Amigos do Pedal’ faz homenagem ao jovem Gabriel em Guarapuava neste domingo (1) (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste domingo (7), completa um mês da morte do jovem Gabriel Pillar Nogueira, de 16 anos em Guarapuava. Uma vida interrompida prematuramente após um grave acidente no dia 1º de janeiro, na PR-466. Depois de lutar pela vida, Gabriel não resistiu aos ferimentos. Conforme amigos, a avó dele disse que “queria que o coração do neto continuasse batendo”. A família autorizou a doação de órgãos, que beneficiou sete pessoas.

Mas um mês após a morte do adolescente, amigos e familiares sofrem por uma vida interrompida, de maneira trágica. De acordo com Sheila Leal, que fundou o grupo ‘Amigos do Pedal’ do qual Gabriel fazia parte, o avô Vilmar Pillar pediu que o neto fosse homenageado. Mais que isso: clamou por justiça.

“O Gabriel era meu amigo, sempre estava aqui em casa, e saíamos para pedalar. Ele era esportista, e estava começando a gostar de pedalar com a gente. E de repente aconteceu isso”.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme Sheila, o avô dele disse que Gabriel era feliz pedalando com nosso grupo, que o coração da família está partido. E gostaria que a data de um mês da morte fosse lembrada com carinho. “Então o intuito desse pedal seria uma homenagem para ele, para o nosso amigo que foi tão cedo e voltar os olhos das pessoas para o que aconteceu com ele”.

ANTES DO ACIDENTE

De acordo com relato do avô de Gabriel à Sheila Leal, no dia primeiro, todos almoçaram na casa da tia do adolescente em Guarapuava. Os pais do jovem voltaram para o Distrito de Entre Rios onde a família mora. Porém, Gabriel quis ficar na cidade porque a bicicleta dele estava em Guarapuava.

“Ele queria girar de bike no Centro porque aqui [na colônia] não tinha nada pra fazer. E os pais acabaram deixando ele ficar lá. Por volta das 14h30, os pais retornaram para Entre Rios”. Mais tarde, um tio de Gabriel disse que o levaria para casa, no Distrito de Entre Rios. E no trajeto ocorreu o acidente.

Ainda conforme amigos e familiares, o motorista do carro era o tio de 30 anos e estava embriagado. “Ninguém sabe como isso aconteceu de deixarem ele pegar o volante. Ele estava completamente bêbado”.

Imagens gravadas por adolescente mostram alta velocidade em acidente (Foto: Ascom/PRE)

O ACIDENTE

O acidente ocorreu no km 256 da PR-466. Gabriel estava no GM Omega com placas de Pitanga dirigido pelo tio. Após atingir a velocidade de 211 km/h, o motorista perdeu o controle da direção. O carro capotou e atingiu algumas árvores.

Entretanto, o que ninguém sabia até o dia 24 de janeiro, é que o adolescente gravou com um celular, o trajeto em alta velocidade, momentos antes do acidente. A descoberta ocorreu depois que a família conseguiu desbloquear o celular do adolescente.

Momentos antes do acidente, o celular capturava as imagens do motorista dirigindo em alta velocidade, chegando mais de 200 km/h.

(Foto: Divulgação)

De acordo com amigos e familiares, o vídeo gravado será entregue à polícia, que deve investigar o acidente. O tio de Gabriel sobreviveu. Veja o vídeo abaixo.

De acordo com Sheila, os avós e os pais estão inconsoláveis.

A família quer justiça. Eles pedem que a pessoa que cometeu esse crime [o tio] pague pelo que fez. Ele pegou o menino, colocou no carro e o levou para a morte.

‘AMIGOS DO PEDAL’

O grupo ‘Amigos do Pedal’ criado por Sheila, nasceu para incentivar pessoas com superação no esporte.

“Atrair jovens e adolescentes e até pessoas mais velhas, para se dedicar ao esporte, para viver o esporte. Um jeito de afastar as pessoas, dos vícios das drogas e do álcool. E Gabriel era um dos nossos amigos. A gente se reunia todo sábado e ia até Guarapuava ou até uma das cachoeiras daqui de Entre Rios”.

E após um pedido de familiares do adolescente, o grupo resolver fazer uma homenagem neste domingo.

“O Parque Recreativo do Jordão era o lugar que ele mais gostava de ir com a gente. Ali na ponte mesmo, perto da lanchonete. Normalmente no sábado à tarde a gente ia lá. Saía da Colônia Vitória e descia para o Jordão. Lá a gente tomava um refrigerante, comia um doce e as vezes um pastel. E voltava pra colônia”.

HOMENAGEM

Por isso neste domingo (7), a partir das 14h um grupo de amigos e familiares sairá da Praça Nova Pátria na Colônia Vitória no Distrito de Entre Rios com destino ao Parque do Jordão.

Sairemos as 14 horas em ponto. A previsão de chegada é por volta das 15h, ou 15h30 se for bastante gente. Chegando, todos estaremos com balões brancos e camiseta branca. E na ponte do Jordão soltaremos os balões com aplausos para o Gabriel, pedindo justiça para ele.

Para participar, os interessados com bicicleta ou com carro, devem entrar em contato com Sheila pelo telefone: (42) 9 9933-5169. Quem estiver de bike precisa estar com os equipamentos de segurança.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo